27.11.2013

PGJ empossa novo Ouvidor do MPSC

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, empossou, nesta quarta-feira, o novo Ouvidor do MPSC, o Procurador de Justiça Vânio Martins de Faria, para o biênio 2012/2014.

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, empossou, nesta quarta-feira (27/11), o novo Ouvidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Procurador de Justiça Vânio Martins de Faria, para o biênio 2013/2015. A posse ocorreu durante a Sessão Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, no prédio da PGJ, em Florianópolis. Vânio Marins Faria sucede o Procurador de Justiça Guido Feuser, que esteve à frente da Ouvidoria do MPSC nos últimos quatro anos.

Ao assumir o cargo, o novo Ouvidor do MPSC afirmou que a Ouvidoria se constitui num importante canal de comunicação e interlocução com a sociedade, da qual, segundo ele, jamais poderemos nos afastar. ''Não podemos nos esquecer do clamor popular que derrubou a infame PEC 37, que limitaria o poder de investigação do Ministério Público. Temos uma enorme gratidão por conta deste apoio, e a sociedade é, sem dúvida, nossa credora'', complementou.

Faria também agradeceu à confiança nele depositada pelo Colégio de Procuradores para ocupar o cargo. Ele foi eleito por aclamação pelo Colégio de Procuradores. ''Sou sabedor da grande responsabilidade que terei ao suceder o nobre colega Guido Feuser, que tão bem soube conduzir este órgão. Espero, ao percorrer este caminho, fazer jus à confiança em mim depositada'', reforçou.

Na solenidade, Guido Feuser fez um balanço das atividades da Ouvidoria. Segundo ele, desde a sua criação, em 2006, a Ouvidoria do MPSC recebeu 28.662 manifestações da população. No primeiro ano da sua atuação, recebeu 1.242 manifestações, tendo, nos anos subsequentes, aumento progressivo na interação da sociedade com a instituição.

''Só em 2012, foram 5.190 manifestações e até setembro deste ano, a Ouvidoria já havia recebido 4.230. A média mensal é de 400 manifestações. Estima-se que até o fim de 2013 o número total possa chegar a 30 mil'', contabilizou.

Feuser também comentou a importância do papel da Ouvidoria para a instituição e para a sociedade. "Verifica-se que a Ouvidoria, o próprio Ministério Público, bem como seus servidores, cumprem um papel fundamental de reafirmar a sua vocação social. Demonstrando que estão ao lado do cidadão à medida que recebe, orienta e dá sequência aos reclamos da sociedade, interagindo e se colocando como instrumento para a promoção da cidadania".

Sobre o novo Ouvidor, Feuser afirmou: ''agouro ao meu nobre colega e sucessor, Vânio Martins de Faria, pleno êxito na condução da Ouvidoria do Ministério Público Catarinense e que possa assegurar, com ela, o prestígio institucional que gozamos em âmbito nacional.''

O Procurador-Geral de Justiça desejou sucesso e êxito ao novo Ouvidor e à sua equipe. ''Conheço a capacidade, a dedicação e a sensibilidade, o que é muito importante para o exercício dessa função, do Dr. Vânio. Tenho certeza de que a instituição estará mais uma vez bem representada e fará a interlocução e comunicação com a sociedade como deve ser feita'', frisou.

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, destacou, ainda, o trabalho realizado à frente da Ouvidoria no últimos anos. ''Gostaria de registrar e cumprimentar os Procuradores de Justiça Guido Feuser e Plínio Cesar Moreira, assim como toda a sua equipe, que durante esses quatro anos fizeram um excelente trabalho à frente da Ouvidoria. Sou testemunha que esta equipe, efetivamente, foi às ruas, se aproximou da população e esteve sempre disponível para prestar este serviço tão relevante e grandioso ao Ministério Público'', afirmou.



Saiba mais sobre a Ouvidoria:

Fonte: 
Coordenador de Comunicação Social do MPSC