21.11.2016

Parceria para melhorar qualidade das bibliotecas escolares no Estado

MPSC e Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª Região se uniram para fazer valer a lei que prevê a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino públicas e privadas. A parceria faz parte de projeto de cooperação para melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas de Florianópolis.
Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª Região (CRB-14) firmaram parceria a fim de aperfeiçoar as bibliotecas nas escolas públicas e privadas do Estado. A ideia é tirar do papel a lei que trata da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

"É necessário atrair os leitores e incentivar o contato com os livros. Hoje temos tablets e computadores, mas estes dispositivos ainda não conseguem substituir um livro, por sua simplicidade e em sua profundidade. O livro é uma mídia única, que estimula a imaginação e a reflexão. Por isso é importante fomentarmos a formação de professores bibliotecários e a construção de bibliotecas, que criam oportunidades para a leitura", comentou o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis.

O termo de cooperação técnico, firmado na segunda-feira (14/11) com o Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Juliano Ricardo Zimmermann, faz parte de um projeto de cooperação para melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas de Florianópolis. O plano vem sendo elaborado desde o final do ano passado pela equipe da 25ª Promotoria de Justiça da Capital, especializada na defesa da Educação.

Para o Promotor de Justiça Davi do Espírito Santo, titular da 25ª Promotoria de Justiça, "o trabalho envolve a cooperação de diversos órgãos públicos, como a Secretaria Estadual de Educação e a Vigilância Sanitária e Ambiental de Florianópolis, e entidades privadas, como associações e conselhos de categorias profissionais ligados à educação."

O Conselho Regional de Biblioteconomia é uma dessas entidades que auxiliará todos os Promotores de Justiça que queiram fazer vistoria nas escolas que pertencem a sua comarca. O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC também será beneficiado com a parceria.

Como o Ministério Público atua na área da educação?

Ninguém pode abrir mão da qualidade de sua educação, por isso ela é um direito individual indisponível. Neste vídeo, o Promotor de Justiça Davi do Espírito Santo, titular da Promotoria de Justiça especializada na defesa da Educação, explica porque é dever do Ministério Público garantir uma boa educação..




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.