Ouvidoria do MPSC vai até o cidadão
O Dia Nacional do Ministério Público iniciou com a distribuição de material educativo da Ouvidoria do MPSC. À tarde, será lançada a campanha "Conte até 10. A raiva passa, a vida fica. Paz, essa é a atitude".
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
O Dia Nacional do Ministério Público, 14 de dezembro, iniciou em Santa Catarina com a distribuição de material educativo da Ouvidoria do Ministério Público de Santa Catarina à população, no Largo da Alfândega, em Florianópolis.
Das 9h30min às 10h30min, o Ouvidor do MPSC, Procurador de Justiça Guido Feuser, o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, e a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC, Promotora de Justiça Helen Crystine Corrêa Sanches, distribuíram folders e conversaram com os cidadãos. Auxiliaram na distribuição de cerca de mil folders as equipes da Ouvidoria e do CEAF.
Para o Ouvidor do MPSC, a ação desta manhã foi importante para apresentar a Ouvidoria ao cidadão. "A Ouvidoria recebe todas as manifestações, seja denúncia, crítica ou sugestão, e dá o encaminhamento correto. Mesmo quando o fato não é da alçada do Ministério Público, podemos informar ao cidadão qual órgão ele deve procurar para resolver seu problema", completa Guido Feuser.
Para a artesã Vera Lúcia Bergold, é muito importante a divulgação do acesso à ouvidoria. "A gente ouve falar muito do Ministério Público, mas não sabe exatamente o que ele faz o como procurá-lo. Realmente é importante este esclarecimento", considerou.
O Procurador-Geral de Justiça destacou, também, que a população ainda desconhece a função do Ministério Público. "Estamos aqui para mostrar ao cidadão que ele tem no Ministério Público um órgão que atua em defesa da sociedade e que está sempre de portas abertas para recebê-lo", disse Lio.
A auxiliar de limpeza Alessandra Isabel da Silva, de 38 anos, por exemplo, é uma das cidadãs que ainda não sabiam da atuação do Ministério Público. "É importante a gente saber que pode procurar o Ministério Público em certos casos para nos ajudar", disse.
Clique na imagem e saiba mais sobre a Ouvidoria do MPSC |
Durante o lançamento, será assinado um protocolo de intenções com as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública. O lutador do UFC Thiago Tavares, padrinho estadual da campanha, participará do evento.
A campanha "Conte até 10", criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visa à prevenção de homicídios cometidos por impulso, motivos fúteis e ações impensadas. Só em Santa Catarina, no ano passado foram cometidos 247 homicídios, cujo motivo foi desavença. Também foram cometidos 61 crimes por motivo passional.
A ideia é sensibilizar a sociedade para a atitude de tolerância diante de situações que são propensas ao conflito, como discussões em bares, no trânsito, no ambiente doméstico, nas escolas, entre vizinhos, e outras.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores