Núcleo de Atendimento a Vítimas recebe Comissões da OAB em Criciúma
Apoio humanizado, orientação jurídica, proteção, atendimentos em saúde, acesso à Justiça: estas são apenas algumas das ferramentas que estão disponíveis por meio do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes na região de Criciúma (Navit Sul). A iniciativa é do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que tem buscado cada vez mais divulgar o projeto para que ainda mais vítimas possam ser auxiliadas.
Na manhã da última quarta-feira (30/10), o projeto foi apresentado a um grupo de mulheres advogadas que presidem ou integram comissões da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Criciúma. Estiveram representadas as comissões da OAB Vai à Escola, Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Comissão de Combate à Violência contra Mulher, Comissão de Privacidade e Proteção de Dados, além da coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma.
O objetivo do encontro foi estreitar laços com as advogadas que lidam com vítimas de crimes que potencialmente podem ser atendidas pelo núcleo. "O fenômeno da violência transcende classes, faixas etárias e segmentos sociais. Dialogar com as comissões da OAB foi muito positivo, pois nos permitiu projetar ações comuns de apoio às vítimas em cada uma das áreas abrangidas por estes colegiados", explica o Promotor de Justiça Samuel Dal Farra Naspolini, que coordena o Navit Sul.
Para a advogada Vania Pinheiro, a reunião foi uma oportunidade para conhecer não só o espaço físico do Navit, mas seu funcionamento e finalidades. "Com essa interação, cada comissão da OAB através de sua área de atuação poderá promover conhecimento por ações e projetos que visem dar mais visibilidade ao núcleo e divulgar o trabalho de excelência disponível a toda e qualquer vítima de crime", disse.
Saiba mais
O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (Navit) tem como objetivo atender de forma integral as vítimas de crimes cometidos com violência e grave ameaça e seus familiares, de modo a garantir apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde.
O Navit pretende acompanhar a vítima desde o momento da prática do crime até a etapa final do processo, passando pela fase judicial e da execução penal. A rede de atendimento, apoio e acompanhamento a vítimas de crimes é constituída por um conjunto de órgãos, serviços, programas e projetos de organizações governamentais e não governamentais que articulam um fluxo intersetorial e interdisciplinar de atendimento capaz de acolher com maior efetividade as necessidades da vítima.
Em Criciúma, os serviços são ofertados por quatro instituições parceiras do Navit: Instituto Teológico de Educação Cristã (ITEC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Faculdades Esucri e Faculdade Satc. Por meio de protocolos para a implementação de políticas públicas firmados com o Ministério Público catarinense, os parceiros fornecem a essas vítimas, de forma totalmente gratuita, os serviços já realizados em cada uma das suas repartições.
Contatos do Navit em Criciúma Vítimas de qualquer crime podem procurar o Navit pelo e-mail navitcriciuma@mpsc.mp.br, pelos telefones (48) 3462-5820 e (48) 99165-7654 ou podem se dirigir ao Fórum de Criciúma, onde fica a sede do Navit, junto à galeria do MPSC (Av. Santos Dumont, 1868-1994 - São Luiz, 88803-200, Criciúma)
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente