01.02.2012

Nova fase do Planejamento Estratégico do MPSC

A segunda fase do Planejamento Estratégico MPSC iniciou nesta segunda-feira com a identificação dos principais  stakeholders da Instiuição. As atividades serão concluídas em junho de 2012.
A segunda fase do Planejamento Estratégico do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iníciou nesta segunda-feira (30/01), na Sede da Instituição. O primeiro encontro do ano ampliou as discussões para o ambiente externo ao Ministério Público. Os participantes avaliaram a relação entre a Instituição e as pessoas, grupos ou organizações com quem lida frequentemente. A reunião foi destinada aos integrantes da Comissão de Planejamento Estratégico, do Conselho Consultivo de Políticas e Prioridades Institucionais (CCPPI) e aos Coordenadores dos órgãos de apoio administrativo da Instituição.

Divididos em grupos, os participantes identificaram as principais organizações com quem o MPSC se relaciona, chamados de stakeholders . Os grupos mais citados fazem parte desde o âmbito municipal até federal: cidadão, legislativo Estadual, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Governo do Estado, Poder Judiciário de Santa Catarina, Imprensa, Executivo e Legislativo Municipais, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Polícias, CASAN, Legislativo Federal e Softplan. Outros stakeholders poderão ser acrescentados durante o processo de construção do planejamento estratégico.

A segunda parte da reunião classificou os principais stakeholders conforme o tipo de relacionamento com o Ministério Público e a qualidade desse relacionamento. Cristiano José Castro de Almeida Cunha, professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e responsável pela consultoria do Planejamento Estratégico do MPSC, destacou a importância da segunda fase das atividades. "A análise estratégica identifica as relações que o MPSC pode aproveitar para aumentar a sua efetividade de trabalho".

As reuniões para o Planejamento Estratégico começaram em novembro de 2011. Os encontros do ano passado tratavam da primeira fase do Planejamento Estratégico, que avaliou internamente o funcionamento do Ministério Público de Santa Catarina. O objetivo foi identificar os pontos fortes da Instituição e aqueles que precisam ser melhorados. A conclusão está prevista para junho de 2012, quando serão definidos os rumos da Instituição para os próximos 10 anos.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC