Navit Sul: MPSC e SATC celebram parceria para acolhimento de vítimas de violência
O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência (Navit) passa a contar, na região Sul, com um novo parceiro. Foi assinado na sexta-feira (24/5) um protocolo de intenções entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC), instituição de ensino que é referência na formação de docentes da educação infantil à pós-graduação.
O documento visa ao desenvolvimento e à implantação de atividades, projetos, campanhas e ações conjuntas entre o MPSC e a SATC para garantir a defesa e a promoção dos direitos das vítimas de crimes violentos na Comarca de Criciúma e na região, mediante o encaminhamento dos ofendidos aos serviços oferecidos pela instituição, dentro das suas possibilidades e atribuições.
Na região Sul, vítimas de qualquer tipo de crime podem contar com o MPSC e parceiros do núcleo para receber apoio humanizado, orientação jurídica, proteção, atendimentos em saúde e acesso à Justiça. Em pouco mais de um mês após a regionalização do Navit, que surgiu na Capital, cerca de 85 atendimentos por telefone e 20 presenciais já foram realizados.
"Nossa interação com a SATC começou há 2 anos, sobretudo com os cursos de Publicidade e Jornalismo. Na próxima semana, teremos uma exposição de trabalhos de alunos sobre a temática da violência doméstica. Com o protocolo, e o apoio permanente da uma Instituição com a força e a credibilidade da SATC, levaremos ainda mais longe as ações do NAVIT.", explica o Promotor de Justiça Samuel Dal Farra Naspolini, que coordena o Navit Sul.
A SATC é uma instituição filantrópica criada para ser o braço assistencial da indústria carbonífera do Sul de Santa Catarina. Ela atua da educação infantil até a pós-graduação, destacando-se também na formação técnica.
Outros quatro protocolos já foram firmados com o Instituto Teológico de Educação Cristã (ITEC), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a Faculdade Esucri e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Atividades iniciadas
A parceria entre as instituições já resulta em atividades desenvolvidas em conjunto. Alunos de três turmas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da SATC estão desenvolvendo materiais e conteúdos de conscientização à prevenção da violência.
O material, que após finalizado será utilizado também nas atividades do Navit Sul, foi desenvolvido a partir de uma roda da conversa promovida com o Promotor de Justiça Samuel Dal Farra Naspolini, que coordena o Navit, na disciplina da professora da SATC Claudia Nandi. O lançamento dos materiais ocorrerá no próximo dia 10 de junho.
"A instituição está sempre à disposição do Ministério Público. Essa parceria é fundamental, enriquece muito o trabalho feito pela UniSatc, e é transformador para os acadêmicos terem essas experiências. Vamos trabalhar para abrir essas possibilidades de parcerias com projetos como este para outros cursos também", comentou o reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente