MPSC promove I Encontro Estadual sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promove o I Encontro Estadual sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 17 de março, em Florianópolis, no Edifício da Procuradoria-Geral de Justiça.
O objetivo é discutir os avanços da Lei n. 13.146/15 , principalmente em relação ao respeito à dignidade da pessoa com deficiência e à sua inclusão na vida em comunidade. Serão ainda abordados temas como educação inclusiva e os serviços de saúde e socioassistenciais disponíveis no Estado. As inscrições estão abertas até o dia (10/03), clique aqui e se inscreva .
Promovido pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), o encontro tem como público-alvo membros e servidores do MPSC, agentes públicos e entidades prestadoras de serviços às pessoas com deficiência.
De acordo com a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) Ariadne Klein Sartori essa troca de experiência é fundamental para garantir o respeito à pessoa com deficiência e seu acesso a todos os serviços disponibilizados pelo poder público, "assegurando sua participação na vida em comunidade, em igualdade de oportunidades com todas as pessoas".
PROGRAMAÇÃO:
9h - Abertura
9h30 - A rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no Estado de Santa Catarina
Palestrante: Jaqueline Reginatto (Secretaria Estadual da Educação)
Palestrante: Ismael de Cordova (Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Habitação)
Intervalo para almoço
14h - A Lei Brasileira de inclusão e as alterações na capacidade civil da pessoa
Palestrante: Nelson Rosenvald (Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Professor de Direito Civil, autor de livros que abordam a questão da capacidade civil da pessoa com deficiência)
15h30 - Coffee Break
16h - A inclusão da pessoa com deficiência no sistema educacional catarinense
Palestrante: Tânia Geremia (Secretaria Estadual da Educação)
17h - A Fundação Catarinense de Educação Especial e o atendimento à pessoa com deficiência
Palestrante: Sérgio Basseti (Fundação Catarinense de Educação Especial)
18h - Debates
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente