21.10.2015

MPSC participa do VI Encontro Nacional dos Memoriais do Ministério Público

Durante o evento, o Consultor do Memorial do MPSC, Gunter Axt, falou sobre o lançamento do livro "Mulheres do Direito, mulheres do Ministério Público", o terceiro da série Histórias de Vida, da atuação conjunta entre o Memorial da instituição e o Arquivo da Instituição.
Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pelo Consultor do Memorial da Instituição, Historiador Gunter Axt, pela Gerente de Arquivos e Documentos, Selma de Souza Neves, e o Chefe do Setor do Memorial, Thiago Maio, participou do VI Encontro Nacional dos Memoriais do Ministério Público. O evento ocorreu nos últimos dias 15/10 e 16/10 na cidade de Vitória/ES e terá como próximo destino Belém/PA com data a ser definida.

Durante o evento, o Consultor do Memorial do MPSC, Gunter Axt, falou sobre o lançamento do livro "Mulheres do Direito, mulheres do Ministério Público" , o terceiro da série Histórias de Vida, da atuação conjunta entre o Memorial da instituição e o Arquivo da Instituição.

"Essa condição de trabalho conjunto, dinâmico, do Memorial com o Arquivo é um diferencial importante. O Memorial é um espaço que ajuda a pensar uma narrativa para a Instituição, e o Arquivo é o local opnde se guarda o acervo documental e imagético da instituição. O trabalho do Memorial é mais fácil quando há um arquivo bem organizado, como acontece em Santa Catarina", explica Gunter.

O VI Encontro reforçou os compromissos dos eventos anteriores e trouxe boas expectativas para o desenvolvimento da cultura de preservação da memória do Ministério Público. O momento é considerado alvissareiro, sobretudo com a criação da Comissão de Memória Institucional no âmbito do CNMP. "É um passo significativo que permitirá o tratamento da memória e da história dessa Instituição relevantíssima para o Brasil", comentou Axt.

O evento terminou com a aprovação da Carta de Vitória, que contempla diversas reflexões sobre o tema da memória e da história do Ministério Público brasileiro. O documento reafirma a importância da criação da Comissão Temporária de Memória Institucional; ressalta a relevância do Conselho buscar criar um portal para o registro da história dos Memoriais do Ministério Público; e considera válida a criação de um prêmio específico do CNMP com vistas à dimensão da memória.

Leia a Carta de Vitória na íntegra

Post

MEMORIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA

O Memorial do Ministério Público de Santa Catarina atua para valorizar a história catarinense. Conheça as atividades realizadas pelo setor para recuperar a história do Ministério Público e do Estado e o trabalho de pesquisa e organização de informações para torná-las disponíveis à consulta pela sociedade. Saiba mais do Memorial do MPSC clicando aqui.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC