06.10.2011

MPSC no Youtube: três anos de mídia social institucional

O canal do MPSC no YouTube completa três anos com mais de 400 minutos de conteúdo voltado à educação para a cidadania e à disseminação de conhecimento a respeito da Instituição.

Os vídeos do MPSC já foram assistidos 55 mil vezes no YouTube. Mais de um terço do público tem entre 13 e 34 anos de idade.
Nesta quinta-feira, dia 6/10, o primeiro canal oficial de um Ministério Público no Brasil no YouTube completou três anos. O canal do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no YouTube foi ao ar no dia 6 de outubro de 2008 com sete vídeos que somavam aproximadamente 25 minutos de produção. Hoje, são 104 vídeos publicados, somando mais de 400 minutos de conteúdo voltado à educação para a cidadania e à disseminação de conhecimento a respeito das funções institucionais do Ministério Público, especialmente o de Santa Catarina.

O vídeo "O que é o Ministério Público: MPSC defendendo a sociedade, parte 1", com 3min48seg, tem servido como exemplo e é fonte permanente de pesquisa sobre o papel do Ministério Público. O vídeo já foi assistido mais de 7,5 mil vezes, sendo que 45% desses internautas o encontraram por meio de perguntas como "o que é o Ministério Público?" ou simplemente digitando "Ministério Público" em pesquisas no YouTube e em sites de busca, como o Google. Além de servir como fonte de conhecimento ao público, o canal também é utilizado para detectar que tipo de informações a respeito da atuação do Ministério Público o cidadão procura e quais os temas que merecem a produção de novos vídeos. Desta forma, o canal cumpre o seu papel como mídia social institucional, estabelecendo novas vias de relacionamento com a sociedade.

Uma evidência de que o canal do MPSC vem atingindo esse objetivo é o vídeo "Bullying, isso não é brincadeira!". Publicado no dia 8 de junho de 2010 e com 30 segundos de duração, já é o vídeo mais assistido do canal, com mais de 9 mil exibições. Por meio do monitoramento dos acessos ao vídeo, a Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) percebeu a busca por informações a respeito do bullying , que cresceu muito na web após dois episódios de grande repercussão no Brasil e no exterior, em março deste ano. Até aquela data, o vídeo havia sido assistido pouco menos de 900 vezes. Desde então, as visualizações disparararam e, de lá para cá, o conteúdo já foi acessado mais de 8 mil vezes. Mais de 70% dos espectadores o descobriram na internet depois de assistirem a vídeos relacionados aos casos. Com isso, a COMSO decidiu produzir um programa Alcance, tratando o tema, e publicá-lo no canal, para disponiblizar maiores esclarecimentos sobre a atuação do Promotor de Justiça em situações semelhantes. Daniela Vitti, uma psicóloga de São Paulo, usou o vídeo em seu blog: "Esses vídeos só têm a acrescentar para a sociedade", afirma Daniela.
Este tipo de comportamento é o responsável pela disseminação do conhecimento na web. Com isso, o Ministério Público de Santa Catarina consegue atingir públicos que normalmente não são alcançados pelos meios tradicionais de comunicação ou não têm interesse direto nos temas relacionados à Justiça e ao Direito, justamente por não conhecer a abrangência da atuação de um Promotor ou de um Procurador  de Justiça. Cerca de 30% das pessoas que assistem aos vídeos produzidos pelo Ministério Público de Santa Catarina no YouTube conheceram o conteúdo por indicações de amigos, outros sites e blogs. Uma boa parte conheceu a atuação do MPSC ao buscar informações em outras áreas, fora do Direito, mas que fazem parte do seu dia a dia: saúde, educação, assistência social, e grupos de apoio a idosos são alguns exemplos.



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social