27.10.2011

MPSC irá editar livros raros catarinenses

O IHGSC será parceiro do Memorial do MPSC no projeto que pretende reeditar obras raras, esgotadas, de ficção ou não ficção, que tenham significado histórico para a cultura regional.
O Ministério Público assinou um convênio de cooperação com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) para o uso comum de seus acervos bibliográfico, historiográfico e fotográfico. Com a assinatura do convênio, em 25 de outubro de 2011, o Instituto será um parceiro do Memorial do MPSC no projeto Série Editorial Memória Viva de Santa Catarina, que pretende reeditar obras raras, esgotadas, de ficção ou não ficção, que tenham significado histórico para a cultura regional.
Sendo a defesa do patrimônio histórico e cultural uma das atribuições do Ministério Público, esse projeto, bem como todas as atividades do Memorial, permitem uma atuação direta do MPSC no resgate da história e da cultura catarinenses.
A parceria possibilitará a pesquisa no acervo do Instituto de obras a serem publicadas pelo Ministério Público, com a colaboração do IHGSC na escolha, revisão e edição da obra. As publicações serão distribuídas gratuitamente para escolas, bibliotecas, instituições e autoridades do meio jurídico e cultural em âmbito municipal, estadual e nacional, sendo que o IHGSC receberá 20% da tiragem das obras publicadas em conjunto.
Segundo a Promotora de Justiça Helen Crystine Corrêa Sanches, Diretora Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o primeiro fruto da parceria será a publicação, em abril, de um livro de memórias escrito pelo General José Vieira da Rosa. No livro, ele retrata a Guerra do Contestado que completará 100 anos em 2012.
O Convênio foi assinado pelo Procurador-Geral que destacou a necessidade do MPSC promover ações com retorno social e valorização da cultura. Representando o IHGSC na assinatura do convênio, o Presidente do Instituto, Augusto César Zeferino, declarou que o acordo firmado vem ao encontro das necessidades do Instituto e exemplifica com a coleção de obras raras que só podem ser pesquisadas no local do arquivo. "O trabalho de José Vieira da Rosa, do início do século passado, está encaixotado e não pode ser folheado constantemente devido à fragilidade", explica.
Ex-Procuradores homenageados
Após a assinatura do convênio, o Ministério Público homenageou três ex-Procuradores-Gerais que não puderam estar presentes na homenagem realizada em 21 de julho, durante o lançamento do livro "Histórias de Vida: os Procuradores-Gerais".
Os ex-Procuradores-Gerais Hipólito Luiz Piazza, Napoleão Xavier do Amarante e Pedro Sérgio Steil receberam placas comemorativas em reconhecimento pela dedicação ao Ministério Público de Santa Catarina. Ao fazer a entrega, o Procurador-Geral Lio Marcos Marin comentou que a homenagem "é um pequeno gesto, como forma de retribuição e agradecimento, para demonstrar o valor e a importância do relevante serviço prestado ao MPSC e à sociedade".
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC