;
30.06.2022

MPSC incentiva a cultura e apoia projeto Fábrica de Gaiteiros em São Carlos

Projeto do músico Renato Borghetti é voltado a ensinar crianças e adolescentes, entre sete e 15 anos, a tocar gaita de oito baixos. Inscrições encerram no domingo (3/7)

Post

Com o objetivo de incentivar a cultura, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da Promotoria de Justiça de São Carlos, apoia a realização da Fábrica de Gaiteiros no município. O projeto é do músico Renato Borghetti e tem o objetivo de ensinar gratuitamente crianças e adolescentes, entre sete e 15 anos, a tocar gaita de oito baixos, também conhecida como acordéon. As inscrições podem ser realizadas no site www.fabricadegaiteiros.com.br até domingo (3/7), quando ocorrerá a aula inaugural.

A Promotora de Justiça Silvana do Prado Brouwers explica que apresentou a ideia de trazer o projeto para São Carlos a outros apreciadores da música e contou com o auxílio de Claudir  Schuh e Luiz Felipe Schabarum, e também do presidente da Fundação Cultural, Elói Maia. "O projeto seguiu também com o apoio do Poder Executivo Municipal e, em cerca de seis meses, conseguimos marcar a aula inaugural que contará com a presença de Renato Borghetti. Na data também haverá apresentação de gaiteiros da escola de Lages, tendo a Promotoria de Justiça arcado com os valores de todo o projeto", ressalta.

A ideia, segundo a Promotora de Justiça, é propiciar maior acesso à cultura a crianças e adolescentes.  "Eles terão possibilidade de aprendizado de instrumento musical que perpassa por vários estilos de música - da nativista ao jazz-, ainda com a qualidade técnica do equipamento e do método já consagrado do Renato Borghetti", enfatiza.

Apoio

A Promotora de Justiça explica ainda que verba para apoiar o projeto vem de transações penais, reparações de danos coletivos e acordos de não-persecução penal. "Essas as fontes dos recursos, que foram direcionados à Fundação Cultural, entidade que prestará contas da utilização de toda a verba destinada. Temos, inclusive, procedimento administrativo que serve a essa finalidade, no qual haverá a prestação de contas", esclarece.



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Chapecó