MPSC inaugura nova sede em Garuva
Após quatro anos atendendo a população de Garuva na avenida Celso Ramos, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ganha uma nova sede na cidade. A Promotoria de Justiça da comarca passa a exercer suas atividades no prédio do novo Fórum da Comarca de Garuva, inaugurado na tarde de quinta-feira (12/12) pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A nova sede está instalada na rua Erich Schmidt, n. 175, no bairro Urubuquara.
A solenidade de inauguração contou com a presença do Presidente do TJSC, Desembargador Francisco Oliveira Neto, do Coordenador Administrativo da Promotoria de Justiça da Comarca de Garuva, Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, e de demais autoridades.
A nova estrutura do MPSC está localizada no segundo andar do Fórum e conta com três salas: uma para atendimento da população, uma para a assessoria da Promotoria de Justiça e uma para o Promotor de Justiça.
O Coordenador Administrativo da Promotoria de Justiça da Comarca de Garuva, o Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, destacou a qualidade da estrutura. "É uma honra retornar ao Fórum com o MPSC e novamente fazer parte desta casa da cidadania, com todas as ferramentas, com a OAB e com o atendimento necessário a toda a sociedade em um local mais acessível e confortável", ressaltou.
O Município de Garuva tem mais de 18 mil habitantes. Todos recebem agora um espaço amplo e ainda mais adequado para o MPSC atender os garuvenses.
Sobre a estrutura
A nova sede do Fórum é uma estrutura moderna, com 2,4 mil metros quadrados. Traz arquitetura contemporânea e combina tecnologia e sustentabilidade, oferecendo conforto e eficiência aos usuários. Entre as soluções de acessibilidade destacam-se os elevadores adaptados, equipados com botoeiras em braile, barras de apoio e sinalização sonora, além de sanitários acessíveis em todos os pavimentos.
O prédio está situado em um terreno de 6,8 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura e foi projetado para atender as demandas atuais e futuras. Além de abrigar a vara judicial existente e o Ministério Público, o prédio tem estrutura para uma possível expansão e inclui um espaço exclusivo para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O Presidente do TJSC, Desembargador Francisco Oliveira Neto, declarou que "hoje, contamos com um prédio que possui toda a infraestrutura necessária, com segurança e áreas restritas de circulação, aspectos essenciais para a proteção de todos. Afinal, lidamos com questões extremamente delicadas e precisamos manter o foco na segurança das pessoas. Este projeto representou um investimento de R$ 15 milhões, concluído em tempo recorde de 22 meses. A comarca, que possui cerca de 4 mil processos, pode, à primeira vista, parecer sobrecarregada. No entanto, é importante destacar que esses 4 mil processos refletem o giro processual, e não a quantidade estática. O verdadeiro desafio não está no número de processos, mas sim no tempo de resposta. Agora, com uma estrutura mais adequada, estou convicto de que isso trará resultados positivos e refletirá diretamente na qualidade dos serviços judiciais".
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente