09.10.2012

MPSC e SSP firmam parceria tecnológica

O objetivo é criar soluções tecnológicas inovadoras na área de hardware, software e peopleware. Para gerenciar essas informações, o MPSC e a SSP irão criar um núcleo de geocriminologia.
O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, e o Secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, firmaram parceria para integrar dados e sistemas a fim de criar soluções tecnológicas inovadoras, especialmente na área de Geotecnologia. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta terça-feira (9/10), no gabinete do Chefe do Ministério Público de Santa Catarina.
"Este Termo de Cooperação, mais que aproximar instituições, soma inteligências e informações. Também otimiza o trabalho das pessoas e de recursos públicos. Com essa parceria, poderemos estabelecer políticas públicas com mais embasamento tecnocientíficos para melhorar a prestação de nossos serviços", afirmou Lio.
Para Grubba, na SSP "o agente é o elemento mais importante. Mas sabemos que as estruturas não conseguem acompanhar o crescimento social do Estado. Só nos últimos 10 anos, o Estado recebeu 1 milhão e 500 mil novos habitantes. Por isso, temos que agregar à estrutura ferramentas tecnológicas", disse.
Geotecnologia é o conjunto de soluções de hardware, software e peopleware, compostas de ferramentas para coleta de informações, processamento, análise e disponibilização de informações com referências geográficas. Os produtos gerados pela Geotecnologia permitem melhor explicitar os cenários de desastres naturais, acidentes e crimes ambientais, ocorrências policiais, fluxos de trânsito, deslocamentos populacionais, focos de epidemias, movimentações turísticas, entre outros.
Para gerenciar essas informações, o MPSC e a SSP irão criar um núcleo de geocriminologia. O núcleo será formado por representantes do MPSC, da Diretoria de Informação e Inteligência (DINI), da Diretoria de Planejamento e Avaliação (DIPA), da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Também participaram da assinatura a cúpula da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de membros do Ministério Público de Santa Catarina.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC