16.08.2024

MPSC e Secretaria de Segurança Pública alinham estratégia para cumprimento de acordo de cooperação técnica

O acordo estabelece o intercâmbio de dados entre MPSC e Governo do Estado para o mapeamento de ocorrências criminais.
Post

Nesta quarta-feira (15/8), integrantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estiveram na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) para traçar estratégias entre as instituições relativas a um acordo de cooperação técnica firmado em 2020. O acordo estabelece o intercâmbio de informações e a colaboração no aprimoramento de soluções de análise de dados e inteligência de negócios ( Business Intelligence ).

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, também destacou a relevância de manter o banco de dados atualizado. " A retomada do diálogo resultou no imediato fornecimento de dados anonimizados da segurança pública para atualização dos BIs da Instituição e o estabelecimento de um canal direto e ágil para evolução das ferramentas de inteligência de dados ", afirmou.

Na visita, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR), Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, ressaltou a importância do acesso do MPSC aos dados solicitados por meio do acordo. " A partir dos dados, poderá ser feito um mapeamento do número de ocorrências por região do estado. Isso permitirá a elaboração de planos de ação e a busca de medidas para o enfrentamento da violência e a garantia da segurança pública ", disse.

Também participaram da reunião o assessor do Procurador-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Renee Cardoso Braga; o gerente de Ciência de Dados e Inovação (GECD) do MPSC, Patrick de Macedo Varela; e o chefe do Setor de Inteligência de Negócio da GECD, Fernando Schmitz.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC