Ministério Público de Santa Catarina realiza segunda parte da etapa discursiva do 44º Concurso de Ingresso na Carreira
Clima de tranquilidade e reforço na segurança marcaram a segunda parte da etapa discursiva do 44º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) neste domingo (16/6), no Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, no bairro Estreito, em Florianópolis.
As provas iniciaram às 8h e foram até às 12h, recomeçando às 14h e encerrando às 17h e contou com a participação de 219 candidatos e um índice de abstenção de 12,05%.
As questões foram de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito da Infância e Adolescência e Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.
O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, Presidente da Comissão do Concurso, ressaltou a participação dos servidores da instituição na realização do certame.
"É importante destacar que o concurso está transcorrendo dentro da mais absoluta tranquilidade, fruto do trabalho e dedicação da Comissão do Concurso e de toda a equipe de membros e servidores da instituição, salientando que o ingresso de novos Promotores de Justiça reforçará ainda mais o trabalho do Ministério Público em favor da sociedade. Outros dois pontos de destaques, até pelo ineditismo, é que abrimos um concurso antes de dar posse para a turma do concurso anterior, diante da necessidade de fortalecimento dos nossos quadros; e que a Comissão do Concurso é integrada por uma maioria de mulheres, além da Promotora Secretária", disse Trajano.
Além do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, Presidente da Comissão, também estiveram presentes, nesta fase, os demais membros da Comissão do 44º Concurso de Ingresso na Carreira do MPSC: os Procuradores de Justiça Genivaldo da Silva, Rui Sc
hiefler e Leonardo Lehmann; e as Promotoras de Justiça Caroline Suzin, Luciana Uller e Silvana Brouwers, além de Janaína Berbigier, representante do TJSC, e Luciana Nahas, representante da OAB/SC. A Comissão do Concurso é secretariada pela Promotora de Justiça Luciana Pilati Polli.
Depois da prova discursiva, as próximas fases do concurso são as provas de tribuna e oral. A Secretária da Comissão do Concurso, Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, destaca que a etapa discursiva é decisiva. "De acordo com o edital, 40 candidatos poderão ser aprovados para as próximas fases. O resultado provisório deverá ser publicado em 22/7, e o definitivo, após análise dos recursos, deverá ser divulgado dia 13/8", explicou Polli.
Medidas preventivas adotadas no concurso
Para a realização do 44º Concurso de Carreira do Ministério Público de Santa Catarina, a instituição envolveu 141 servidores e membros. Só nos corredores, no trabalho de apoio à segurança, foram 40 colaboradores atuando no local das provas em Florianópolis.
Procedimentos de segurança como varredura eletrônica na sala da reprografia e guarda das provas; monitoramento de câmeras 24h na sala reprografia, escolta dos malotes de provas e uso de portais detectores de metais portáteis foram algumas das medidas adotadas no concurso.
Além dos civis, nove policiais militares também atuaram na segurança e escolta das provas.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente