Liminar determina que Município de Tubarão cumpra Lei da Transparência
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve medida liminar para determinar que o Município de Tubarão divulgue em seu Portal da Transparência todos os atos administrativos e informações oficiais, de acordo com o que determina a Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12527/11).
A liminar foi concedida em ação civil pública ajuizada pela 7ª Promotoria de Justiça de Tubarão e é consequência do Programa Transparência e Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) do MPSC.
O programa, premiado no início deste mês pelo Conselho nacional do Ministério Público (CNPG), municia os Promotores de Justiça com todas as informações necessárias para a constatação de irregularidades e instrução dos procedimentos.
No caso de Tubarão, o Promotor de Justiça Fábio Fernandes de Oliveira Lyrio apurou que o Município deixa de cumprir, ou cumpre apenas parcialmente, uma série de determinações legais relativa à divulgação dos atos públicos.
Antes de ajuizar a ação, o Promotor de Justiça buscou uma solução extrajudicial e propôs a assinatura de um termo de ajustamento de conduta, mas a Administração Municípal não aceitou, limitando-se a responder que considera já cumprir as determinações legais.
Diante da negativa do Município, a ação com pedido de medida liminar foi ajuizada. O pedido inicial do Ministério Público foi, então, deferido pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Tubarão.
O Judiciário estabeleceu o prazo de 30 dias para cumprimento da medida liminar e fixou, para o caso de descumprimento, multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 20 mil. A decisão é pasível de recurso. (ACP n.0900335-95.2015.8.24)
O Ministério Público combate corrupção e ineficiência na máquina pública
O exercício da função pública é regido por normas legais que garantem o uso do patrimônio e dos recursos públicos em proveito da sociedade e não para o atendimento de interesses pessoais de servidores e administradores. Cabe ao Ministério Público fiscalizar a administração dos órgãos públicos e o desempenho funcional de servidores, bem como as relações entre a iniciativa privada e o poder público.
Faz parte dessa atuação a fiscalização de licitações, para a contratação de produtos e serviços, e de concursos e processos seletivos, para o quadro funcional. Além de combater a corrupção - que é um crime - o objetivo do Ministério Público é impedir que a gestão pública seja ineficiente, porque o mau uso dos recursos públicos gera o desperdício e prejudica o atendimento ao cidadão.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores