11.12.2024

Integrantes da força-tarefa humanitária do MPSC em apoio aos atingidos pelas enchentes no RS são homenageados

A homenagem aconteceu durante as comemorações do Dia Nacional do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro. Equipes da força-tarefa percorreram mais de oito mil quilômetros transportando doações em apoio às vítimas das enchentes. Foram 14 comboios carregados de alimentos, água, medicamentos, itens de limpeza, roupas, fraldas, colchões, cobertores, artigos para animais domésticos e materiais para reconstrução das casas.
Post

Nesta quarta-feira (11/12), integrantes da força-tarefa humanitária do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul foram homenageados. O reconhecimento faz parte das comemorações do Dia Nacional do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro.

A força-tarefa, criada a pedido do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, foi composta por membros e servidores da Coordenadoria de Segurança Institucional (CISI), do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), da Gerência de Transportes (GETRAN) e de Policiais Militares da Casa Militar do MPSC. No total a iniciativa percorreu mais de oito mil quilômetros transportando 14 comboios repletos de doações em apoio às vítimas das enchentes no Estado sul-rio-grandense. O evento de entrega das homenagens faz parte da semana comemorativa do Dia do Ministério Público.

Veja as fotos do evento.

Post

No evento, o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, foi representado pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli. "O auxílio prestado ao Rio Grande do Sul foi algo muito dinâmico, ágil e solidário, para amenizar os riscos e as sequelas e acalentar o coração das vítimas. Com certeza, todos levarão consigo cicatrizes no coração e na alma de tudo o que viram, essas imagens de dor e sofrimento, mas também as palavras de agradecimento e o silêncio amável de quem não consegue nem falar, mas cujo olhar diz tudo. Me sinto imensamente orgulhoso de tê-los como integrantes do MPSC. O reconhecimento é o alimento da alma e ele com certeza continuará acontecendo, porque todos são merecedores", disse Locatelli.

Post

O Coordenador Estadual Adjunto do GAECO, Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, ressaltou a importância da iniciativa. "O GAECO e a Casa Militar, em um momento de grande dificuldade no Estado vizinho, se colocou à disposição para que a ordem fosse estabelecida, criminosos fossem identificados e a população fosse protegida e tivesse o mínimo de amparo. Esse é o dever do Estado quando se propõe a cuidar do cidadão. Então, essa homenagem se estende a todos os integrantes do GAECO que, direta ou indiretamente, contribuíram para a manutenção da ordem e da paz no Estado vizinho, e com certeza essas ações vão repercutir por muitos anos e orgulharão suas famílias".

Post O Coordenador da CISI, Promotor de Justiça Sandro de Araujo, recordou que, "diante da situação, tivemos várias dificuldades materiais, mas, em curto espaço de tempo, conseguimos mobilizar pessoal". "A CISI enviou seis pessoas, que se revezaram durante 30 dias. A nossa equipe foi a campo, com água na cintura, buscar informações e garantir a segurança institucional, permitindo que o MP do Rio Grande do Sul atuasse. Mostramos solidariedade e capacidade de atuação", completou.

Post

O Coronel Marcelo Egídio Costa relembrou alguns dos momentos mais marcantes do período. "O ponto alto da força-tarefa foi a nossa união diante das dificuldades que encontramos em campo, buscando fazer algo que tivesse muita credibilidade e que chegasse diretamente àqueles que precisavam. O fato de estarmos em campo com as vítimas da enchente nos fez entender as necessidades da população naquele momento. Levamos medicamentos para a força oncológica, direcionados às ações para pessoas que estavam em tratamento e tiveram, durante a enchente, o seu tratamento interrompido", lembrou.

Atuação do MPSC

A força-tarefa composta por servidores e Policiais Militares da Casa Militar do MPSC percorreu mais de oito mil quilômetros transportando doações em apoio às vítimas das enchentes. Foram 14 comboios carregados de alimentos, água, medicamentos, itens de limpeza, roupas, fraldas, colchões, cobertores, artigos para animais domésticos e materiais para reconstrução das casas.

A equipe trabalhou em conjunto com a Defesa Civil de Santa Catarina, oferecendo uma linha de transporte segura para doações encaminhadas por diversas partes do Estado e do país. Foram carregadas cerca de 50 toneladas de mantimentos para as cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Garibaldi, Gravataí e Igrejinha. Estima-se que entre 30 e 40 mil pessoas tenham sido impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Ministério Público catarinense.

A força-tarefa contou com dois grupos de revezamento divididos nas funções de carregamento, transporte, segurança e logística. Os comboios tinham uma frota de dois caminhões, um furgão de carga, duas caminhonetes de apoio e uma viatura da Polícia Militar. Buscando a autossuficiência, os integrantes foram preparados para dormir nos veículos caso necessário e carregavam combustível para o abastecimento.


Confira a lista completa de homenageados

GETRAN

Altamir Espíndola Andreatta

Bernard Ferraz

Gabriel Martins Elias

Hilton Rodrigues da Silva

Paulo Sérgio Silveira

Rafael Pereira

Valsioni José Trzeciak

Victor Almeida de Souza

Xavante Nazário Metzker

-

Casa Militar

Coronel PM Marcelo Egídio Costa

Tenente-Coronel PM Daniel Nunes da Silva

Major PM Luiz Antonio Fagundes Paula Junior

Subtenente PM CTISP Sidnei Luiz Lisboa

Subtenente PM CTISP Alexandre Luiz de Oliveira

1º Sargento PM Josué Hélio Gonzaga

2º Sargento PM Roberto Ferreira

2º Sargento PM Valmecir Machado

2º Sargento PM Hamilton Pereira

2º Sargento PM Jurandi Francisco Pacheco

2º Sargento PM Roberto Antônio Tomaz

2º Sargento PM Vergílio Ricardo Rosa

2º Sargento PM CTISP Alexandre de Bem Klussner

2º Sargento PM CTISP Renato Ricardo

2º Sargento PM CTISP Jean Carlos dos Santos

3º Sargento PM Valdir José Pereira

3º Sargento PM CTISP Ageu Westphal

3º Sargento PM CTISP André Luiz Borges

Cabo PM Alessa Melo Antônio

Cabo PM Elisson Fernandes Camargo Júnior

CISI

Tenente-Coronel PM Josias Machado Severino

Major PM Genir Antônio Rigo

2º Sargento PM Rodrigo Vilson da Rosa

2º Sargento PM Alexandre Lopes da Silva

2º Sargento PM Humberto Pinheiro

3º Sargento PM Heveraldo Henrique Rodrigues

-

GAECO

Delegado PC Thiago Cardoso Silva

Subtenente PM Guilherme Coutinho

Cabo BM Jorge Luiz Amorim Dias

Sargento PM Christian de Freitas

Sargento PM Rafael Bortoli

Agente PC Leandro Anchieta

Agente PC Ricardo Cadaval Senhorinho

Sargento PM Antônio de Alves

Sargento PM Márcio João Braun

Agente PC Carin Silene Carlin do Prado Alvariza

PRF Gilvan Tomasi Pahim

Agente PC Paulo Cristiano Dutra

Subtenente PM Claudio Luis Gutz

Agente PC Milena Reis Pampilion

Escrivã Alice Bitencourt Locks

Sargento PM Leonardo Martins de Vila





Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC