Homem que arrombou oito estabelecimentos comerciais em cinco dias para furtar em Joaçaba é condenado à prisão
Um homem de 28 anos que cometeu vários furtos mediante arrombamento em Joaçaba, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro de 2024, e ainda resistiu à prisão, danificando o colete balístico usado por um Policial Militar, foi condenado a cinco anos e 10 meses de reclusão e oito meses e cinco dias de detenção, com base na denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Ele terá que cumprir a pena em regime fechado, pois é reincidente.
A Promotora de Justiça Francieli Fiorin, da 3ª Promotoria da Comarca de Joaçaba, destaca a importância da decisão. "As práticas do réu vinham causando medo, insegurança e prejuízos a pessoas que lutam diariamente para manter seus negócios. O réu não apenas furtou, mas agiu com extrema ousadia e violência, chegando a colocar em risco a vida de policiais que cumpriam seu dever", explica.
Segundo consta nos autos, o homem furtou sete estabelecimentos comerciais localizados em diferentes bairros da cidade e ainda tentou furtar um oitavo, mas o alarme disparou e ele fugiu. A lista inclui uma cervejaria, um restaurante, um pet shop, uma panificadora, um bar, uma loja de ferramentas, uma casa de tintas e uma revenda de soluções elétricas. Ele subtraiu valores que somam R$ 1.610,00, além de arrombar ou quebrar as portas de todos os estabelecimentos, causando mais prejuízos financeiros. Tudo foi registrado por câmeras de videomonitoramento.
Cinco dos oito crimes foram cometidos em 2 de novembro, feriado de Finados. Nesse dia, o homem fugiu para o município vizinho de Herval d¿Oeste e acabou sendo localizado no telhado de uma empresa de alimentos. Então, ele resistiu à prisão, entrando em luta corporal com um Policial Militar e danificando o colete balístico com uma faca. Na sequência, o homem agrediu outro Policial com um soco, correu para a mata e entrou no rio do Peixe, mas não sabia nadar e foi preso em flagrante.
Agora, ele foi condenado por furto e tentativa de furto mediante arrombamento; desobediência a ordem legal mediante violência ou ameaça a funcionário competente; e dano ao patrimônio público. Todos esses crimes estão previstos no Código Penal brasileiro.
"Desde o momento da prisão, o Ministério Público de Santa Catarina e os demais órgãos competentes atuaram para garantir que a lei fosse aplicada com firmeza, e o resultado reafirma que o respeito às regras de convivência deve prevalecer e que a sociedade não tolera o crime", conclui a Promotora de Justiça Francieli Fiorin.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025Coordenador do GAECO apresenta atuação do Ministério Público de Santa Catarina em Seminário no MPF
17/11/2025Temas da atualidade do Direito Eleitoral são debatidos em Congresso sediado pelo MPSC em Florianópolis
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente