Homem é condenado a 14 anos de prisão por violência doméstica e tentativa de homicídio em Agrolândia
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação de um homem de 30 anos pelo crime de tentativa de homicídio qualificado (feminicídio e motivo fútil) no município de Agrolândia. O réu foi condenado pelo Tribunal do Júri e sentenciado à pena de 14 anos, nove meses e 26 dias de reclusão em regime inicial fechado.
O crime ocorreu no dia 31 de março de 2023, por volta das 18 horas, na casa da ex-namorada do acusado, em Agrolândia. Na ocasião, o criminoso agrediu a mulher a facadas, além de dar-lhe socos e chutes. A vítima conseguiu escapar do agressor e correu para a sacada da casa, onde foi avistada por vizinhos. Nesse momento, o criminoso fugiu do local. A mulher foi socorrida, atendida por uma ambulância e levada ao hospital.
De acordo com a ação penal ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Trombudo Central, o criminoso agiu com a intenção de matar por não ter aceitado o término do relacionamento. As agressões resultaram na incapacidade do exercício das atividades habituais da vítima por mais de 30 dias, além do risco de vida. A ação aponta que o crime ocorreu "por razões da condição do sexo feminino, em contexto de violência doméstica".
O Conselho de Sentença acatou as teses defendidas pela Promotora de Justiça Renata Souza Lima, que atuou na sessão do Tribunal do Júri, considerando que o réu agiu com a intenção de matar. Ele foi condenado, portanto, pela tentativa de homicídio qualificado por feminicídio e por motivo fútil. O acusado ainda teve como agravante o fato de já ser reincidente.
Segundo a Promotora de Justiça Renata Souza Lima, "a resposta dada pelo Conselho de Sentença vem ao encontro do que buscamos neste emblemático mês de agosto, o qual foi escolhido pela Lei n. 14.448/2022 para se intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, além de se sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher". O réu teve negado o direito de recorrer em liberdade.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente