O Procurador de Justiça Gilberto Callado foi reconduzido, nesta sexta-feira (08/04), ao cargo de Corregedor Geral do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A posse ocorreu em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPSC, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis. O termo de posse foi lido pelo Procurador de Justiça Luiz Ricardo Pereira Cavalcanti.
O Corregedor, reeleito para o ocupar o cargo durante o biênio 2016/2018, agradeceu a parceria do Procurador de Justiça Lio Marcos Marin, PGJ à época em que assumiu o primeiro mandato, e destacou a colaboração do PGJ atual no último ano. No discurso, Callado anunciou as primeiras metas para os próximos dois anos.
Para o Corregedor, os méritos dos Promotores de Justiça não podem se resumir em simples elogios. Dessa forma, pretende implementar um programa de efetividade. "A Corregedoria está apostos nesta empreitada, para avaliar e resgatar as aptidões, os talentos, as capacidades e o esforço pessoal de cada promotor. Por isso, vamos criar um sistema de produtividade completo, que possa deferir um nível razoável de objetividade para aferição do mérito", afirma Callado.
Ao encerrar a sessão, o PGJ exaltou a atuação do Corregedor-geral no último biênio. "Vossa excelência no primeiro mandato deu demonstração clara que segue as linhas de atuação de todos os Corregedores Gerais que o antecederam na Corregedoria-Geral do MPSC, que sempre foi referência no cenário nacional. Digo isso, porque sempre verifiquei a atuação histórica de nossos corregedores com a atuação pautada na tranquilidade e segurança aos seus membros", atesta.
O PGJ comentou, também, sobre o momento atual do Ministério Público, que exige a reflexão para enfrentar os desafios no país. "Nestes momentos é certo que as nossas rotinas precisam ser reavaliadas e novas diretrizes estabelecidas, mas posso deixar todos tranquilos de que nenhum avanço no crescimento da instituição passará sem uma análise muito apurada de todas as repercussões orçamentárias, financeiras e fiscais", assegura Neis.
Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Segurança Pública do Estado, César Augusto Grubba, representando o Governador de Santa Catarina; o Deputado Estadual Gean Loureiro; o Senador Dário Berger; o Corregedor-Geral de Justiça de Santa Catarina, Ricardo Orofino da Luz Fontes; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Gracio Ricardo Barboza Petrone; o Corregedor-Geral do Ministério Público do Paraná, Arion Rolim Pereira, representado o Conselho Nacional dos Corregedores Gerais do Ministério Público; o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Luciano Trierweiller Naschenweng; e o Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Flaviano Vetter Tauscheck , representando a OAB/SC.