GEDDA discute os riscos à fauna decorrentes do Projeto de Lei n. 6.268/16
O Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animas (GEDDA) se reuniu na manhã de segunda-feira (14/5) para tratar do Projeto de Lei n. 6.268/16, que institui a Política Nacional da Fauna no Brasil e define princípios e diretrizes para a conservação da fauna silvestre no país, em tramitação na Câmara dos Deputados. A reunião ocorreu no Edifício Campos Salles, em Florianópolis.
Durante o encontro, do qual também participou a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) Vânia Tuglio, foram discutidos os prejuízos à fauna brasileira com a eventual aprovação do projeto de lei, que prevê, por exemplo, a liberação da caça a animais silvestres no Brasil, e quais ações realizar para tentar evitar a aprovação da proposta.
Para Vânia Tuglio, que é uma das principais defensoras dos direitos dos animais do país, além de liberar a caça de animais silvestres no Brasil, o Projeto de Lei n. 6.268/16 anula a natureza jurídica dos animais silvestres.
"Uma das maiores gravidades desse projeto de lei está no artigo 3º, que muda a natureza jurídica dos animais silvestres. Hoje, os animais silvestres estão sob a tutela do Estado e, se o projeto de lei for aprovado, os animais deixam de ser propriedade do Estado e passam a ser de 'ninguém'", ressalta Vânia.
A Promotora de Justiça paulista, integrante do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo (Gecap), afirma, ainda, que, quando se tira a proteção do Estado desses animais, eles passam a ser apreendidos, presos ou mortos a qualquer momento e por qualquer pessoa.
"Com esse projeto de lei, os animais estão ameaçados e qualquer um pode se apropriar e fazer deles o que bem entender", complementa Vânia, que promoveu em São Paulo um seminário para mostrar à população os riscos da proposta, de autoria do Deputado Federal Valdir Colatto (MDB/SC).
Movimento nacional
Os integrantes do GEDDA, com o apoio do grupo paulista, decidiram que iniciarão um movimento nacional de defesa e proteção da fauna. A ideia é promover uma mesa-redonda para mostrar à sociedade e aos membros do Ministério Público brasileiro a importância de proteger os animais silvestres e dizer "não" à caça dos animais.
Para o coordenador de Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), Paulo Antonio Locatelli, é de extrema importância discutir o tema com a sociedade. "O projeto de lei não permite apenas a caça, mas também trará mudanças conceituais preocupantes e reflexos nocivos à fauna", afirmou.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente