GAECO de Lages reforça combate à criminalidade
![]() Solenidade foi realizada no dia 4/4 |
![]() O Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto |
![]() O Secretário-geral do MPSC, Ricardo Paladino |
![]() O Coordenador do GAECO-Lages, Marcelo Brito Araújo |
![]() O Secretário de Segurança, César Augusto Grubba |
![]() O homenageado, Francisco de Assis Philippi |
![]() Autoridades prestigiaram a solenidade |
Gercino destacou em seu discurso que o crime não respeita fronteiras e que a organização e a troca de informações e apoio entre as Instituições são os caminhos para a eficácia em seu combate. "Precisamos, dentre outros métodos, usar a doutrina da inteligência contra o crime organizado, afinal trata-se de uma importante e imprescindível ferramenta nos dias de hoje. Precisamos ser pragmáticos e pró-ativos. Precisamos ser operacionais", ressaltou Gercino.
O ato solene de instalação ocorreu juntamente com a posse do Promotor de Justiça Marcelo Brito Araújo no cargo de Coordenador do GAECO-Lages, cujo termo foi lido pela Secretário-Geral do MPSC, Promotor de Justiça Ricardo Paladino. A área de abrangência do GAECO-Lages é composta pelas Comarcas integrantes da 8ª, 10ª e 17ª Circunscrições do Ministério Público: Curitibanos, Santa Cecília, Lages, Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, São Joaquim, Urubici, Videira, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Tangará.
Marcelo Brito Araújo lembrou, em seu discurso de posse, os deveres que a Constituição Federal conferiu ao Ministério Público, destacando a defesa da vida e da integridade física das pessoas. "É dentro desta ótica que estamos aqui para celebrar a inauguração do quinto GAECO de Santa Catarina. Assim procedendo, o Ministério Público adota na prática mais uma medida na defesa dos cidadãos", disse o Coordenador empossado.
Para o Secretário de Estado de Segurança Publica e Defesa do Cidadão, Promotor de Justiça César Augusto Grubba, também presente no evento, representando o Governador do Estado, a interação entre as instituições é extremamente importante no combate ao crime. "Efetivamente é o que temos que fazer, trabalhar juntos - Ministério Público, Polícia Civil e Militar e Poder Judiciário - para dar uma resposta à criminalidade crescente", complementou o Secretário.
Homenagem
Durante a cerimônia, também foi homenageado o Procurador de Justiça aposentado Francisco de Assis Philippi. Phillipi foi o responsável pela instalação e coordenação da primeira Coordenadoria de Investigações Especiais do Ministério Público de Santa Catarina, embrião dos cinco GAECOs já instalados.
O texto da placa entregue a Phillipi pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, dizia: "Conquistas não são alcançadas sem a presença dos homens e mulheres virtuosos que se dediquem a lutar incessantemente para assegurá-las e atuem de forma persistente para que aquelas se mantenham. O ideal de criar uma 'família' somando-se pessoas de bem às instituições envolvidas, é a marca de um grande homem, o qual semeou, com sabedoria, os frutos que geraram os GAECOs".
A solenidade de instalação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Lages (GAECO-Lages) foi realizada no salão do Júri do Fórum de Lages. Compuseram a mesa, além dos já citados, o Procurador-Geral de Justiça nomeado para o próximo biênio, Promotor de Justiça Lio Marcos Marin, o Promotor de Justiça Fabrício Nunes, Coordenador Administrativo das Promotorias de Justiça de Lages; o Juiz de Direito Juarez Rusch, representando a Direção do Fórum da Comarca de Lages; o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D'Ávila; a Delegada Regional da Polícia Civil, Luciana Rodamel; o Comandante Regional da Polícia Militar, Coronel Paulo Cezar Rodrigues; e o Presidente da OAB/Lages, Ângelo Roberto Spiller.
Também estiveram presentes ao evento, entre outras autoridades, o Coordenador do GAECO-Capital, Promotor de Justiça Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin; o Coordenador do GAECO-Criciúma, Promotor de Justiça Eduardo Paladino; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Crminal, Promotor de Justiça Onofre José Carvalho Agostini; os Promotores de Justiça Carlos Henrique Fernandes, Luciana Rosa, Giancarlo Rosa Oliveira, Joel Rogério Furtado, Tatiana Rodrigues Borges Agostini, Wilson Paulo Mendonça Neto; Juízes de Direito; Delegados de Polícia; Oficiais da Polícia Militar; e Oficiais das Forças Armadas.
Veja também:
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores