03.09.2012

Empossados integrantes do Conselho Superior do MPSC

Foram empossados, no dia 3 de setembro, os novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) para o mandato 2012/2014, eleitos pelos Promotores e Procuradores de Justiça.
Foram empossados, nesta segunda-feira (3/9), os novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) para o mandato 2012/2014. Tomaram posse, como representantes dos Promotores de Justiça, os Procuradores de Justiça Pedro Sérgio Steil, Narcísio Geraldino Rodrigues, Vera Lúcia Ferreira Copetti, Gercino Gerson Gomes Neto, Heloísa Crescenti Abdalla Freire, Fábio de Souza Trajano, Américo Bigaton e Sandro José Neis. Como representantes do 2ª Grau, tomaram posse os Procuradores de Justiça Odil José Cota, Humberto Francisco Scharf Vieira e Jacson Corrêa. A eleição pelos Promotores de Justiça foi realizada em 3 de agosto e pelos Procuradores de Justiça no dia 8 de agosto.

A cerimônia iniciou com a leitura do termo de posse pelo Procurador de Justiça Vânio Martins de Faria, Secretário do Conselho em exercício. Em seguida, os Conselheiros eleitos prestaram compromisso e assinaram o termo de posse.

O Procurador de Justiça Fábio de Souza Trajano discursou representando os Conselheiros empossados. Trajano pontuou algumas mudanças que considera significativas no Conselho neste início de mandato: o aumento do número de Conselheiros; a maior participação do segundo grau em questões da mais alta importância institucional; a atualização do regimento interno; a transmissão das sessões das turmas revisoras pela TVweb; a publicação dos procedimentos pautados pelas turmas revisoras; a previsão de publicidade das sessões; o estabelecimento do incidente de uniformização de entendimento das câmaras revisoras e a atualização do ato que trata da divulgação do conhecimento adquirido em curso de pós-graduação.

O Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (MPSC), Andrey Cunha Amorim, parabenizou os Procuradores que deixam o Conselho, por sua atuação, e os que iniciam o mandato, por terem abdicado das atribuições normais no órgão de execução, acumulando com as funções do CSMP.

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, encerrou a cerimônia agradecendo aos Conselheiros que encerraram o mandato pela dedicação e pelo esforço. Agradeceu, também, aos empossados "que se dispõem a contribuir para o aperfeiçoamento do Ministério Público e receberam a confiança de seus pares para importantes e árduas atuações", citando a análise dos procedimentos das Promotorias de Justiça e da movimentação na carreira.

O Novo Conselho inicia o trabalho na tarde desta segunda-feira (3/9), quando se reúne para analisar o texto do novo regimento interno do CSMP.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC