Em São Lourenço do Oeste, projeto Aprender a Empreender recebe prêmio Empreendedor do Ano
O Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes explicou que, nesta edição do prêmio "Empreendedor do Ano", a ACISLO reconheceu iniciativas que estão fazendo a diferença para a comunidade. A homenagem, que é também uma forma de agradecimento, busca dar notoriedade a essas iniciativas e valorizar quem lança ideias, projetos e ações em prol do bem comum.
"Enxergamos a entrega deste prêmio como um reconhecimento à grandiosidade da iniciativa da professora Rosi Mari Brandalize de Miranda, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Educação. O prêmio possibilitará maior visibilidade do projeto entre os empresários locais, que poderão agregar no ensino prático da escola, rumo ao mercado de trabalho e qualificação. A sociedade, para além dos envolvidos diretamente na iniciativa, poderá ter conhecimento deste projeto educacional implementado em São Lourenço do Oeste e poderá servir de modelo para outras cidades e estados", enfatizou.
Para a idealizadora e atual responsável pelo projeto, professora Rosi Mari Brandalize de Miranda - que recebeu o prêmio acompanhada pela residente em Direito do MPSC Cauane Horbach, a qual representou a Promotoria de Justiça no evento -, a entrega dessa homenagem é um indicador de que estão no caminho certo.
"Com certeza, isso nos deixa muito animados e mais empenhados, com o foco de que nós poderemos abranger ainda mais o projeto não só em São Lourenço do Oeste, mas em outros municípios, quem sabe no estado ou no Brasil. Ajudar o próximo é o objetivo do projeto Aprender a Empreender enquanto educação pública. Esse reconhecimento é muito importante para nós continuarmos a trabalhar, a beneficiar os nossos alunos, as nossas escolas, para que eles tenham essa visão de que, através da escola, podemos ter um futuro melhor", ressaltou.
O que é o Aprender a Empreender?
O projeto surgiu na Escola Básica Municipal São Lourenço em 2023, como uma iniciativa da professora Rosi Mari Brandalize de Miranda, porque foi verificado que havia muita evasão escolar e que o Aprender a Empreender seria uma forma de amenizar o problema. Porém, quando soube da iniciativa, o Promotor de Justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, buscou formas para ampliar o projeto a todas as escolas da rede municipal.
Para que o Aprender a Empreender fosse implementado, o Município assinou um termo de ajustamento de conduta com o MPSC, diante da falta de um programa específico para lidar com a evasão escolar de modo preventivo. Com o acordo, durante o ano letivo de 2024, os alunos contam com uma aula por semana sobre empreendedorismo. A aula é ministrada por um professor e conta também com o auxílio das instituições e empresas parceiras.
Além da aula semanal, os alunos participam, durante o ano, de atividades em órgãos externos, como o Instituto Federal de Santa Catarina, e de dinâmicas nas instalações das empresas parceiras. Os alunos que tiverem interesse também poderão ganhar a primeira oportunidade como jovem aprendiz nas empresas parcerias ou até mesmo receber apoio para iniciar o seu primeiro negócio.
Atualmente, o projeto é implementado em toda a rede municipal de educação de São Lourenço do Oeste, contemplando 630 alunos de sete escolas, entre as urbanas e rurais, nas turmas de oitavo e nono anos. Entre empresas, multinacionais, comércios, instituições públicas e instituições bancárias, o Aprender a Empreender conta com 22 parceiros.
"Há constante fiscalização sobre a implementação do projeto, com avaliação semestral dos professores envolvidos. Planejamos, ao término do ano letivo de 2024, conceder certificado aos alunos dos nonos anos participantes do projeto, além de prêmios aos destaques, bem como o reconhecimento dos jovens contratados. Além disso, o Ministério Público mantém contato diário com a coordenadora do projeto Aprender a Empreender, que informa as atividades realizadas com os alunos, sinaliza os problemas enfrentados e compartilha as conquistas", finalizou o Promotor de Justiça.
Programa Transformação MP
O projeto "Aprender a Empreender" faz parte do programa "Transformação MP", do MPSC. O programa estimula e apoia iniciativas das Promotorias de Justiça que ajudem a solucionar problemas na realidade local, com possibilidade de as ações serem replicadas por outras Promotorias que tenham os mesmos problemas.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente