Em Itajaí, MPSC ajuíza ação civil contra metalúrgica e Município por poluição sonora
A emissão de ruídos acima do suportável pelo ser humano afeta a saúde, a segurança e o bem-estar da população e está classificada como poluição sonora pela Política Nacional do Meio Ambiente. Para resguardar esses interesses, a 10ª Promotoria de Justiça de Itajaí ajuizou uma ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, em desfavor de uma metalúrgica e do Município de Itajaí.
Segundo a ação, a empresa funciona em uma área predominantemente residencial e emite ruídos acima do permitido. Tal fato foi comprovado por meio de diversos laudos de medição sonora elaborados por profissionais legalmente habilitados, com emissão da respectiva anotação de responsabilidade técnica.
Na ação, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) requer à Justiça que a gestão pública de Itajaí seja condenada a revisar o alvará de funcionamento da empresa e exigir a aplicação de medidas corretivas, mitigadoras e compensatórias, por meio de uma vistoria. O prazo requerido na ação é de 90 dias, sob pena de multa diária por atraso.
Com relação à empresa, o MPSC requer a regularização das instalações, mediante a realização de obras de adequação acústica, a fim de que o ruído não ultrapasse os limites permitidos, que correspondem a 55 dB durante o dia e 50 dB no período noturno. O Ministério Público também requer a aplicação de multa diária por descumprimento no valor de R$ 10 mil.
Na ação civil, a Promotora de Justiça acrescenta que, na hipótese de as medidas corretivas e mitigadoras determinadas pelo Município se mostrarem insuficientes para garantir que os ruídos não ultrapassem os limites permitidos, seja-lhe determinado que faça a cassação do alvará do estabelecimento e, por consequência, o encerramento das atividades.
As medições de ruídos
A empresa exerce a atividade no bairro Barra do Rio desde 2019. Diversas denúncias ao MPSC, acompanhadas de fotos e vídeos, dão conta de que a metalúrgica teria provocado danos ambientais devido à poluição sonora.
A pedido da 10ª Promotoria de Justiça da Comarca, a Polícia Científica de Santa Catarina realizou medições e classificou o local onde a empresa está instalada como área mista predominantemente residencial. Baseado na aferição, o órgão emitiu um laudo que atribui o limite de poluição sonora no valor de 55 dB para o período diurno. Foi constatado que o nível emitido pela empresa varia entre 56,1 dB e 58,9 dB.
"A alterações trazidas pelo novo Plano Diretor de Itajaí confirmam o fato de que o uso da área em questão é misto e predominantemente residencial, de modo que os ruídos máximos permitidos para o local devem ser observados de acordo com esta classificação, fixados pela NBR 1015/2019, conforme conclusões do Laudo Pericial da Polícia Científica de Santa Catarina e de análise do Centro de Apoio Técnico do Ministério Público", conclui a Promotora de Justiça.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente