Em apoio à 20ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, GAECO deflagra Operação EVALI
Na manhã desta terça-feira (25/03), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação "EVALI", em combate ao comércio ilegal de cigarros eletrônicos (POD e VAPE). Foram cumpridas dezoito ordens judiciais de busca e apreensão, em três cidades de Santa Catarina, além do sequestro e bloqueio de bens, em desfavor de pessoas físicas e jurídicas investigadas. Na operação, foram apreendidos R$ 247.950 em dinheiro e centenas de cigarros eletrônicos.
O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) iniciou na 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, sendo a competência declinada para a Comarca de Joinville, recaindo a responsabilidade na continuidade da investigação para a 20ª Promotoria de Justiça da Comarca do município.
A operação busca desarticular um grupo voltado à prática dos crimes de Associação Criminosa, Relações de Consumo e Lavagem de Dinheiro, o qual teria movimentado em apenas dois anos mais de 10 milhões de reais.
O esquema criminoso, sediado em Joinville, é responsável pela distribuição desses cigarros eletrônicos para diversas cidades do estado de Santa Catarina, abastecendo também outros estados da Federação, colocando em risco a saúde da população com a facilitação desse comércio, por meio de plataforma específica criada na Internet.
A operação conta com o apoio técnico da Secretaria do Estado da Fazenda na verificação da regularidade fiscal e da Polícia Científica de Santa Catarina na extração de elementos de interesse investigativo.
Operação "EVALI"
A operação intitulada "EVALI" faz referência à sigla em inglês definida como "E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury", significando uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou produtos de vaping.
A investigação tramita sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. A PRF fazia parte da força-tarefa até o início do mês. A suspensão aconteceu em razão de uma determinação do Ministério da Justiça. A parceria poderá ser revista ou retomada a qualquer momento.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente