Eleições 2024: Prestação de contas é destaque no Seminário Regional do MPSC em Araranguá
Dando sequência à série de seminários que buscam preparar a sociedade catarinense para as eleições de outubro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sediou o evento em Araranguá nesta terça-feira (4/6). Durante a manhã, as palestras foram destinadas a promotores eleitorais, assistentes de promotorias, juízes eleitorais e chefes de cartório, e à tarde foram direcionadas ao público geral. O evento ocorreu no auditório da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
No Sul do estado, a prestação de contas dos candidatos foi um dos assuntos de destaque. O tema foi abordado pela doutora em Direito Denise Goulart Schlickmann. Segundo ela, o que tem se buscado com os seminários é debater todo o processo eleitoral, já que, por vezes, as pessoas que se candidatam têm preocupações pontuais com situações como a propaganda eleitoral ou a busca de votos e esquecem outras questões importantes que podem afetar posteriormente o mandato, como a correta prestação de contas.
"Na palestra nós falamos sobre o prazo para prestação, o processamento das contas, sobre a necessidade de prestar as contas parciais em setembro antes da prestação final em outubro. Também falamos sobre os relatórios financeiros de campanha, o julgamento, as categorias de julgamento, sanções aplicáveis a candidatos, partidos políticos e possibilidades de recursos", relatou Denise.
Além da prestação de contas, durante todo o dia, temas como convenções partidárias, registro de candidaturas, condutas vedadas a agentes públicos em campanha eleitoral, financiamento de campanhas eleitorais, prestação de contas e propaganda eleitoral foram explanados.
Sequência no Sul
Nesta quarta-feira e quinta-feira (dias 5 e 6), o seminário será realizado em Criciúma e Tubarão, respectivamente. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site do MPSC ou nos dias e locais do evento.
Em Criciúma, o seminário será realizado no Auditório João Luiz Novelli, na Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC). Clique aqui e inscreva-se. Já em Tubarão, ocorre no auditório 223, no bloco D (Pedagógico) da Unisul. Clique aqui e inscreva-se para o seminário em Tubarão.
A programação dos encontros é dividida em duas partes, com palestras voltadas apenas para o público interno na parte da manhã (das 9h às 12h) e para os públicos interno e externo à tarde (das 14h às 18h).
Saiba mais
Os Seminários Regionais Eleitorais são uma iniciativa do MPSC e têm a parceria da Procuradoria Regional Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e da Escola de Magistratura de Santa Catarina, além do apoio da Federação de Consórcios e Associações de Municípios de Santa Catarina. Os encontros se iniciaram em Florianópolis no dia 10 de maio e já passaram, além de Araranguá, por São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Itajaí, Joinville e Mafra.
Rádio MPSC
Ouça a assistente de Promotoria de Justiça do MPSC Elaine Cristina da Silva e a secretária de auditoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Denise Goulart Schlickmann falarem sobre o evento em Araranguá.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente