Disque 127: Ouvidoria do MPSC disponibiliza nova forma de comunicação com a população catarinense
O Disque 127 é a nova forma de atendimento da Ouvidoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ao cidadão. O serviço amplia e facilita o contato do público catarinense com a instituição, unificando a forma de denunciar crimes, enviar reclamações, elogios e sugestões. Fatos envolvendo violência contra a mulher, atendidos pela Ouvidoria da Mulher, também podem ser notificados pelo número.
Os três dígitos foram escolhidos em referência ao artigo 127 da Constituição Federal de 1988, que define o papel e as atribuições do Ministério Público. A Ouvidora do MPSC, Rosemary Machado Silva, ressalta que "os interesses sociais e individuais serão resguardados pela Ouvidoria do MPSC também com a contrapartida dos cidadãos, no sentido de que ofereçam, desde a sua identificação e a do autor do crime, bem como a descrição dos fatos a serem apurados, e, assim, os Promotores de Justiça poderão atuar eficientemente", disse.
Disponível das 9h30 às 19h, o serviço é a principal forma de recebimento de dúvidas pela Ouvidoria, que examina e encaminha críticas e elogios à atuação do Ministério Público. O número (48) 3229-9306 e o e-mail ouvidoria@mpsc.mp.br ainda estão à disposição da população catarinense.
Na Ouvidoria da Mulher, as solicitações também podem ser enviadas pelo e-mail ouvidoriadasmulheres@mpsc.mp.br. Presencialmente, os atendimentos são feitos no edifício Campos Salles, localizado na rua Pedro Ivo, n. 231, em Florianópolis.
Outras formas de contato com o MPSC
Além da Ouvidoria e da Ouvidoria da Mulher, a população pode entrar em contato com o Ministério Público de Santa Catarina por diversas outras formas.
Para fazer denúncias, o cidadão precisa fazer uma representação por meio do formulário disponibilizado pela Ouvidoria, neste link , ou diretamente em uma das Promotorias de Justiça espalhadas pelo estado. Para encontrar a Promotoria de Justiça mais próxima, clique aqui .
As denúncias podem ser em relação a situações que indiquem violação à ordem jurídica, ao regime democrático ou a interesses sociais ou individuais indisponíveis - situações em que há risco de lesão ao meio ambiente, aos direitos humanos, aos direitos do consumidor e à moralidade administrativa. Outras situações que sejam de competência do Ministério Público também podem ser notificadas nas Promotorias de Justiça, de acordo com suas especialidades.
Presencialmente, em Florianópolis, outra forma de contato é o Posto de Atendimento ao Cidadão. O serviço funciona no edifício Campos Salles das 13h às 18h.
Setor de Atendimento ao Cidadão
Para ter acesso a alguma informação de relevância armazenada no Ministério Público de Santa Catarina, a população pode entrar em contato com o Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC). Responsável pela gestão e pelo monitoramento dos requerimentos de acesso referentes ao MPSC, o SEAC disponibiliza um formulário para solicitações de informações. Clique aqui para acessá-lo. Na página do SEAC no portal do MPSC , o cidadão pode acompanhar as solicitações já feitas com o número do processo.
Em caso de dúvidas sobre a atuação da instituição, o SEAC também pode ser procurado. O atendimento é feito das 12h às 19h pelo telefone (48) 3330-2570 ou pelo e-mail seac@mpsc.mp.br . Na Capital, o setor está localizado no andar térreo do edifício Campos Salles, com horário diferenciado, das 13h às 18h.
Entre em contato com o MPSC pelas redes sociais
Para acompanhar tudo o que acontece no MPSC, os cidadãos podem seguir a instituição no Instagram, no Facebook, no X (Twitter), no Threads, no YouTube e no LinkedIn. O portal do MPSC também é uma forma de entender como a instituição funciona por meio das notícias produzidas pela Coordenadoria de Comunicação Social. No portal também estão disponíveis todas as formas de contato com o Ministério Público catarinense, incluindo a Administração Superior e as áreas administrativas. Para saber mais, clique aqui .
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente