Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Além das medidas tomadas pelas Promotorias de Justiça nos mais diversos setores, como o acesso em calçadas, transporte coletivo, à educação especial, inclusão no mercado de trabalho, etc, neste ano o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) e o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) lançaram o projeto "Acessibilidade nas Escolas". O objetivo é promover a inclusão das pessoas com deficiência no sistema educacional, esclarecer a sociedade catarinense sobre o tema e apoiar os membros do Ministério Público no fomento e na fiscalização de ações voltadas à concretização do direito de acesso e utilização dos espaços, mobiliários e dos equipamentos dos estabelecimentos educacionais.
Além da produção de peças gráficas, o MPSC reuniu marcos normativos da educação especial em cartilha e meio eletrônico e reproduziu o "Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas: o direito à escola acessível", do Ministério da Educação, e, também, "O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular", da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.
Em trabalho conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, está sendo elaborado um relatório e um cronograma das reformas nas escolas estaduais a partir da identificação dos estabelecimentos com acessibilidade mais precária e dos que atendem mais pessoas com deficiência.
As ações para prover a acessibilidade fazem parte do planejamento estratégico do Ministério Público. No próximo ano, a atuação será ampliada para buscar a acessibilidade também nos postos de saúde.
O Ministério Público ainda faz parte do grupo SC Acessível, criado em 2009, quando dez instituições assinaram um Termo de Cooperação com o objetivo de promover o intercâmbio e a cooperação técnica, científica e operacional, visando a estabelecer um mecanismo de ação conjunta e eficiente de fiscalização de forma a assegurar o cumprimento das normas de acessibilidade, envolvendo a elaboração de requisitos e a sua operacionalização, por intermédio de ações preventivas, educativas e fiscalizatórias. A próxima ação, promovida pelo grupo, será uma videoconferência, no dia 20 de fevereiro, voltada para sensibilização e capacitação dos fiscais de obras em todo o Estado e que poderá ser assistida nas Secretarias de Desenvolvimento Regional.
O grupo SC Acessível é formado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC), pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina (OAB/SC), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e pela União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC).
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores