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09.03.2016

Dia do Consumidor - 15 de março - Fique atento ao comprar pela Internet

O motivo do crescimento do e-commerce está relacionado a facilidade de pesquisa de preços e variedade de ofertas, marcas e condições de pagamento.
fique atendo ao comprar pela internet

Em um ano de grande instabilidade econômica no Brasil, o comércio eletrônico apresenta taxas de crescimento superiores ao varejo tradicional. Por isso, no dia do Consumidor (15/03) o MPSC traz algumas orientações para compras online. "O aumento nas vendas virtuais é alto, e é importante o consumidor ficar atento as diferenciações entre compras em lojas físicas e em e-commerce ", afirma a Promotora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Greicia Malheiros da Rosa Souza.

O motivo do crescimento do e-commerce está relacionado à facilidade de pesquisa de preços e à variedade de ofertas, marcas e condições de pagamento. De acordo com o relatório do E-bit (maior empresa de registro do desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil) com crescimento de 3% no volume de pedidos, em 2015, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões, valor que representa um aumento nominal de 15,3%, se comparado ao registrado em 2014.

Ainda conforme o relatório, 39,1 milhões de consumidores virtuais realizaram pelo menos uma compra em 2015, volume 3% maior que em 2014. Apesar da alta do dólar, a pesquisa especial aponta que 54% dos consumidores realizaram pelo menos uma compra em sites internacionais durante o ano de 2015, com um gasto médio anual de R$ 449,00. No mês de dezembro, apenas 39% das vendas foram feitas com frete gratuito.

Entre os produtos mais procurados e vendidos em 2015 estão, em primeiro lugar, os eletrodomésticos, depois, telefones e celulares, seguidos de eletrônicos. Em quarto lugar, estão os itens de informática e a venda de objetos para casa e decoração está em último na lista dos mais vendidos. A estimativa, segundo o E-bit, é de que o faturamento do comércio eletrônico tenha um crescimento nominal de 8%, atingindo um total de R$ 44,6 bilhões, em 2016.


Compras Internacionais

compras internacionais

Os sites chineses possuem grande influência nas compras internacionais. O ano de 2014 foi o mais expressivo nesse sentido, segundo o site E-bit, pois houve um aumento de compras no Aliexpress, o site preferido dos brasileiros. Já em 2015, a americana Amazon ganhou mais espaço e conquistou a preferência de 42% dos consumidores brasileiros, ficando em segundo lugar no ranking dos sites mais populares.

Apesar da alta do dólar, a maioria das categorias apresentou crescimento no volume de vendas. Artigos esportivos foram os mais procurados em sites internacionais, seguido por moda e acessórios. Decoração, games e livros também seguem na lista dos itens mais comprados em sites estrangeiros.

A Promotora de Justiça alerta que nas compras internacionais a lei que prevalece é a lei brasileira. "Portanto independentemente de site nacional ou estrangeiro o comprador deve se utilizar do Código de Defesa do Consumidor para resolver os seus problemas junto ao fornecedor e o local da reclamação é o do domicílio do consumidor", orienta.


Atenção na hora de comprar:

Os consumidores que optam pelo comércio eletrônico ao adquirir um produto, podem deixar passar despercebidos detalhes que, assim como em qualquer tipo de comércio, são fundamentais para fazer valer seus direitos. Uma das mais importantes é a respeito da credibilidade dos sites de compras. .

Prazo de entrega e valor de frete devem estar expostos

consumidor tem direito ao arrependimento da compra.

É importante  ficar atento a publicidade do produto

Em qualquer situação de não conformidade, se o consumidor não conseguir resolver o problema com a loja este poderá procurar o Procon para resolver sua relação em particular. "Já nos casos de publicidade enganosa, site que não entrega o produto, problemas que afetam mais de um consumidor, ou seja, a coletividade de consumidores, o Ministério Público deve ser acionado para iniciar investigação" finaliza.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC