19.11.2024

Dia da Consciência Negra: Palestra do "Cultivando Atitudes" destaca importância da data a estudantes em Tubarão

Ação faz parte de um programa do MPSC formatado para que Promotores de Justiça interajam com jovens e crianças em sala de aula, levando educação e conscientização sobre valores e temas essenciais ao convívio social.
Post

Na manhã desta terça-feira (19/11), o programa Cultivando Atitudes, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), plantou novas sementes de conhecimento e cidadania entre mais de 60 estudantes do sexto e sétimo anos da Escola Martinho Alves dos Santos, em Tubarão. A palestra trouxe reflexões práticas e profundas sobre temas como bullying, meio ambiente, ética, violência e impostos. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho do MPSC e o papel de seus Promotores de Justiça na sociedade.

O encontro foi conduzido pelo Promotor de Justiça Rafael Rauen Canto, que trouxe uma abordagem acessível e dinâmica para tratar dos temas, com destaque especial ao bullying e ao Dia da Consciência Negra. Durante a palestra, os estudantes foram incentivados a compartilhar experiências, tirar dúvidas e refletir sobre como atitudes individuais podem influenciar positivamente o ambiente escolar e social.

Post

"Apresentamos para estes alunos, primeiramente, o Ministério Público e o seu funcionamento, e depois falamos sobre temas muitos caros tanto para a sociedade em geral quanto para as crianças e adolescentes. Trouxemos reflexões para eles levarem para casa e compartilharem com seus irmãos, seus familiares. Foi uma manhã muito produtiva; as crianças estavam muito interessadas e interagiram bastante", destacou o Promotor.

Dia da Consciência Negra ganha destaque

A palestra antecede o Dia da Consciência Negra (20/11), um momento de reflexão sobre a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira. Nesse contexto, o Promotor de Justiça deu ênfase ao tema, abordando questões cruciais como igualdade racial e combate à discriminação.

Os estudantes foram levados a refletir sobre o tema e a importância de atitudes que promovam a inclusão e o respeito. A palestra reforçou o significado da data, estimulando a conscientização e o diálogo sobre diversidade e cidadania.

Lembranças que germinam

Como encerramento do encontro, os alunos receberam um kit educativo contendo uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens do projeto, folders explicativos sobre as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente. Esse lápis especial, que inclui sementes de árvores frutíferas e frases de incentivo à cidadania, simboliza o conhecimento adquirido durante a palestra, convidando os estudantes a plantá-lo como um gesto de transformação e esperança.

O programa "Cultivando Atitudes", coordenado pelo Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania do MPSC, foi recentemente revitalizado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano. A iniciativa busca promover a educação e a conscientização sobre valores essenciais para a convivência em sociedade, ampliando a compreensão sobre o papel do Ministério Público catarinense e inspirando as novas gerações a construir um futuro mais justo e solidário.



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Criciúma