CYBERGAECO deflagra Operação para o combate a fraudes envolvendo falsas peneiras de futebol em Florianópolis
Na manhã desta quinta-feira (18/09), o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos - CyberGaeco, em apoio à investigação conduzida pela 9ª Promotoria de Justiça de São José, deflagrou a operação "Cartão Vermelho" com o objetivo de combater fraudes eletrônicas divulgadas em sites por todo o país relacionadas à divulgação de falsas peneiras de futebol.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São José nos Estados de São Paulo e Minas Gerais em desfavor dos investigados por supostas irregularidades envolvendo site que promove "peneiras" de futebol. As apurações indicam que os anúncios são falsos com o manifesto prejuízo aos consumidores, em virtude de eventual ocorrência dos crimes de estelionato (fraude eletrônica), associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação teve início a partir de denúncias de vítimas desse golpe, onde foi constatado que os criminosos criavam falsos sites para divulgar supostos processos seletivos destinados a jovens e adolescentes e que ocorreriam em estádios das grandes Capitais do país, incluindo Florianópolis. Para participação era cobrada uma taxa de inscrição dos interessados no suposto evento, o qual nunca ocorria.
Na divulgação era mencionado ainda que estariam presentes na peneira ex-jogadores com passagem pela Seleção Brasileira, atletas de clubes do estado, empresários e olheiros de times do Campeonato Brasileiro séries A e B e representantes de equipes do cenário internacional. Para dar credibilidade ao golpe, os investigados exibiam de forma destacada o nome e a logomarca da Federação Catarinense de Futebol - FCF, sendo identificados ao menos outros oitos sites com divulgação idêntica nos estados de SP, TO, PI, RJ, PR, AL, SE, AC.
Durante as diligências, foi verificado que o referido site utiliza, sem autorização aparente, a imagem institucional da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Contudo, em pesquisa junto ao site oficial da FCF observou-se uma nota de esclarecimento informando que a instituição não organiza nenhuma "peneira" de futebol. A investigação identificou outras 9 federações estaduais que também foram alvo deste mesmo grupo.
Operação "Cartão Vermelho"
O nome "cartão vermelho" faz alusão a punição aplicada no meio esportivo, especialmente, futebolístico, para aqueles atletas que cometem infrações graves. Assim como o cartão vermelho corrige condutas antidesportivas, a operação visa corrigir práticas criminosas que exploram o sonho de jovens atletas, punindo os seus responsáveis.
Na deflagração desta operação, o GAECO conta com o apoio dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e de São Paulo, bem como de equipes da Polícia Civil de São Paulo.
As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
O GAECO e CyberGAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, que tem o objetivo de identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025Coordenador do GAECO apresenta atuação do Ministério Público de Santa Catarina em Seminário no MPF
17/11/2025Temas da atualidade do Direito Eleitoral são debatidos em Congresso sediado pelo MPSC em Florianópolis
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente