14.04.2014

Cristiane Maestri assume como Procuradora

Em Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça realizada na última sexta-feira (11/04), a Promotora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell foi empossada como Procuradora de Justiça.











Procuradora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell

Procurador de Justiça Genivaldo da Silva
Procurador de Justiça Genivaldo da Silva leu o termo de
posse


Procuradora de Justiça Gladys Afonso fez o discurso de
acolhida


Mesa da solenidade
Em Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça realizada na última sexta-feira (11/04), a Promotora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell foi empossada como Procuradora de Justiça. Atuando há 24 anos no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Cristiane ingressou na instituição em 11 de janeiro de 1990, na comarca de Joaçaba. Teve passagens pelas comarcas de Içara, Mondaí, Campos Novos, Joinville e, por fim, da Capital, onde teve destacada atuação na área da infância e juventude. Ela também exerceu a função de assessora da Corregedoria-Geral do MPSC e de Secretária-Geral.

O Procurador de Justiça Lio Marcos Marin presidiu a sessão, que foi secretariada pelo Procurador de Justiça Genivaldo da Silva, o qual fez a leitura do termo de posse. Cristiane atuará, agora, na área criminal para a qual prevê grandes desafios.

Em seu discurso, Cristiane lembrou que, ao ter conhecimento da promoção, fez uma retrospectiva pessoal e profissional. Recordou-se da infância em Capinzal, dos estudos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na juventude, momentos de sua carreira, ideais, teses, processos, júris e desafios e rememorou sua passagem na 9ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital com atuação na área da infância e juventude.

"Encontrei na área de proteção à criança e ao adolescente a oportunidade de desenvolver trabalhos com e para os cidadãos. Pude conhecer a criança e a sua realidade, muitas vezes envolta à criminalidade, ao preconceito, à ausência de condições básicas para o desenvolvimento. Ao me deparar com inúmeros direitos violados, era premente, diante das atribuições a que me foram delegadas, buscar a garantia de acesso a direitos como vida, saúde, educação, enfim, toda uma gama de direitos difusos, coletivos, individuais indisponíveis", destacou Cristiane Maestri.

Emocionada, Cristiane agradeceu os familiares e, em especial, ao filho mais velho, Bernardo, salientando que ele serve de exemplo para a irmã mais nova. A Procuradora de Justiça também agradeceu Servidores e Membros, como os Procuradores de Justiça José Eduardo Orofino, Odil José Cota, Gladys Afonso e Gercino Gerson Gomes Neto, em cuja gestão como Procurador-Geral de Justiça Cristiane exerceu o cargo de Secretária-Geral do MPSC. Ao Procurador de Justiça aposentado Valdemiro Borini, ela se referiu como mestre e dedicou o despertar pela paixão ministerial.

A Procuradora de Justiça Gladys Afonso fez o discurso de acolhida do Colégio de Procuradores de Justiça. Ela disse se sentir honrada e homenageada por receber uma pessoa tão especial. Gladys citou os passos da carreira da nova Procuradora de Justiça e falou de sua destacada atuação no primeiro grau na área da infância e juventude.

"Ao longo dos seus 24 anos de carreira ministerial, seus feitos são tantos que não teria como num breve momento como este mencioná-los. Só posso dizer e afirmar, com certeza, que todos esses feitos foram para tornar a sociedade mais justa, humana, equânime e menos desigual. É de membros como ela que precisamos para servir de exemplo para quem aqui está chegando", frisou Gladys Afonso.

No encerramento da Sessão, o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, disse ter um especial carinho pela nova Procuradora de Justiça. Eles iniciaram a carreira no MPSC no mesmo dia, 11 de janeiro de 1990, e na mesma comarca, Joaçaba. Chegaram a dividir a mesma sala. Lio destacou seu companheirismo e lealdade.

"A Dra. Cristiane possui uma história de vida e de Ministério Público de sucesso, realizações e bons exemplos. Em todas as áreas, especialmente numa das mais difíceis e importantes, que é a das crianças, na preparação para o nosso futuro. Ela fez isso com galhardia, com brilhantismo. Por isso, é orgulho do Ministério Público. Sintam-se orgulhosos de terem a Dra. Cristiane em suas vidas. O Colégio de Procuradores ganha, a sociedade ganha, O Ministério Público ganha, porque é de pessoas como ela que a sociedade, o Colégio de Procuradores e o MPSC necessitam", afirmou Lio.

Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Grubba, que representou o Governador do Estado, o Desembargador Moacir de Moraes Lima Filho, o Procurador-Geral da Assembleia Legislativa, Paulo Henrique Rocha Farias, representando o Presidente da Alesc, o Corregedor-Geral do MPSC, Procurador de Justiça Gilberto Callado de Oliveira, o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Andrey Cunha Amorim, e Anselmo Livramento Machado, da OAB/SC, além de outras autoridades.

Fonte: 
Coordenação de Comunicação Social do MPSC