CPMA cria projeto de conscientização sobre violência contra a mulher
A Central de Penas e Medidas Alternativas de Joinville iniciou o projeto"Reflexões sobre o Cotidiano" para a formação de grupos temáticos a fim de buscar a reeducação e conscientização de agressores e vítimas de violência doméstica e familiar. A palestra inaugural do projeto foi realizada, na última quarta-feira, pelo Promotor de Justiça que atua na área criminal da comarca de Joinville, Affonso Ghizzo Neto.
"As ações que buscam a reeducação e conscientização de agressores e vítimas, levando em consideração a complexidade do ambiente familiar, diminuem consideravelmente o número de reincidências de violência", argumenta Ghizzo Neto, que palestrou para agressores e vítimas.
Segundo o Relatório Anual de Atividades das Procuradorias e Promotorias de Justiça da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, em 2012, os Promotores de Justiça ofereceram 6.506 denúncias de violência doméstica e relação familiar. Em 2013, houve um aumento de 22,53%, totalizando 7.972 denúncias.
Em Joinville, a realidade é a mesma. Estima-se que apenas 5% dos casos de violência contra a mulher são notificados à polícia civil. Além disso, segundo dados da4ª Vara Criminal de Joinville, cerca de 45% dos 3.200 processos em andamento provém de denúncias através da Lei Maria da Penha.
O projeto da CPMA visa desenvolver uma série de ações para reverter essa realidade. Entre elas está a de proporcionar espaço de reflexão sobre os modelos culturais que influenciam, e, por vezes, são utilizados como justificativa para os atos de violência; orientar os agressores sobre a Lei Maria da Penha e suas penalidades; e possibilitar o encaminhamento individual ou familiar para instituições da rede a fim de proporcionar saúde, educação e inclusão nos atendimentos oferecidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), entre outros.
As Centrais de Penas e Medidas Alternativas são fruto de um convênio entre o Ministério Público de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e o Tribunal de Justiça do Estado. Atualmente, existem sete CPMAs em funcionamento no Estado. Estão instaladas em Florianópolis, em São José, Joinville, Blumenau, Criciúma, Itajaí e Chapecó. Criadas em 2012, as CPMAs procuram garantir que o apenado seja devidamente encaminhado para um trabalho ou atendimento de saúde, além de fiscalizar e oferecer o suporte necessário para sua reinserção na sociedade.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores