Confirmada sentença que determina funcionamento de UTI em Ibirama
Foi confirmada em segundo grau a sentença obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que determinou ao Estado de Santa Catarina que garanta vagas em UTI para a população da região de Ibirama. Em 2010, uma UTI foi inaugurada no Hospital Estadual Waldomiro Colautti, mas até hoje ela não entrou em funcionamento por falta de equipamentos, médicos e enfermeiros.
A sentença havia determinado a realização de todos os procedimentos para colocar em funcionamento a UTI do hospital em Ibirama. Até o efetivo funcionamento da UTI, devem ser garantidas vagas em hospitais conveniados com o SUS ou na rede particular, às custas do Estado, além de acomodação, alimentação e transporte a um parente do paciente. Em caso de descumprimento, foi estabelecida multa diária pessoal de R$500 ao Governador e de R$20 mil ao Estado de Santa Catarina.
Na ação, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ibirama, com atuação na área da cidadania e de direitos humanos, argumentou que a UTI, caso estivesse funcionando, poderia prestar atendimento à população de 80 mil pessoas dos municípios de Ascurra, Apiúna, Ibirama, José Boiteux, Presidente Getúlio, Vítor Meirelles, Witmarsun, Dona Emma Lontras e Presidente Nereu, que hoje sobrecarregam a UTI do Hospital Regional de Rio do Sul.
Segundo a Promotoria de Justiça, os 10 leitos que compõem a UTI do Hospital em Ibirama não foram ativados em função da falta de médicos e de pessoal de apoio. Ressaltou que, inclusive, foram contratados dois médicos e uma enfermeira especializados em terapia intensiva, mas eles trabalhavam em outras funções no hospital. Na ação, a Promotoria de Justiça também apontou a falta de equipamentos para monitoração cardíaca, hemodiálise, tomógrafo, ecocardiograma e gasômetro.
A sentença do Juízo da Comarca de Ibirama foi confirmada por unanimidade da Terceira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que julgou pelo desprovimento do recurso do Governo do Estado. Cabe recurso da decisão. (ACP n.027.12.001873-6)
Qual é a contribuição do MP na defesa da saúde pública?
Em se tratando de saúde, muitas pessoas acreditam que o Ministério Público tem o papel de oferecer medicamentos à população. Mas não é bem assim. Assista ao vídeo e saiba qual é a real função do Ministério Público na questão da saúde.
Veja mais vídeos em nosso canalÚltimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores