18.07.2011

Campanha anticorrupção conclui projeto com ações educativas

A comissão criada para o planejamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" está finalizando a minuta do projeto com ações pedagógicas e educativas a serem aplicadas em todos os níveis de ensino em Santa Catarina.

A comissão criada para o planejamento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" está finalizando a minuta do projeto com ações pedagógicas e educativas a serem aplicadas em todos os níveis de ensino em Santa Catarina. O projeto deve ser apresentado em setembro para o governador do Estado, Raimundo Colombo. As atividades devem ser realizadas em duas grandes etapas em 2012 e 2013, nas escolas e nas universidades públicas, privadas e comunitárias.

A comissão é formada por representantes do Ministério Público de Santa Catarina, do governo do Estado, da Controladoria Geral da União, da Unesc e do Conselho Estadual de Educação, que se reúne periodicamente. A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" iniciou pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em 2004, em Chapecó, para atingir principalmente as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

O projeto tem viés educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Em dezembro de 2008, recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - Brasil e Cone Sul na categoria Mobilização Social, por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC