As comarcas de Lages, Xanxerê, Meleiro e a Circunscrição de Chapecó recebem capacitação do NISA
Tendo como público-alvo Educadores, Gestores, Trabalhadores de políticas públicas, Ministério Público, Poder Judiciário, Conselheiros de Direitos e Tutelares, Universidades e Estudantes, o Ciclo de Palestras do NISA ocorrerá de 7 a 10 de novembro nas Comarcas de Lages, Xanxerê e Meleiro e na Circunscrição de Chapecó.
O ciclo de palestras possui como objetivo, além do planejamento das atividades para 2018, articular e capacitar a Rede de Proteção à infância visando desencadear ações proativas no âmbito da permanência do aluno na escola, bem como contribuir para a qualidade das relações escolares.
A realização desse ciclo visa à reflexão de todos os setores envolvidos neste processo, a fim de que se tomem ciência docompromisso com a proteção do direito à educação, desde a matrícula, permanência e qualidade do ensino.
O NISA foi criado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com o objetivo de fomentar a implantação e manutenção de grupos intersetoriais que trabalhem de modo articulado as causas da infrequência escolar diagnosticadas pelo Programa APOIA, que também é desenvolvido pela Instituição. Esses grupos são compostos por representantes de Escolas, Conselhos Tutelares, Secretarias da Educação, da Saúde e outros órgãos sociais cujo trabalho tangencie a problemática da infrequência escolar, para que essas pessoas possam discutir e trabalhar as motivações de infrequência e evasão escolar em Santa Catarina de modo integrado, garantindo assim qualidade de aprendizado.
CHAPECÓ
Data: 07/11 - 8h30 às 17h
Local: Salão deAtos da Unochapecó - Campus Universitário de Chapecó. Rua: Senador AtílioFontana, 591, E, Bairro Efapi
Assuntos:
. Diagnóstico da infrequência da região e Fluxo do APOIA.
. Busca Ativa Escolar
. Reunião com promotores da Circunscrição
. Trabalho do NISA: Avaliação/2017 e Planejamento/2018
XANXERÊ
Data: 08/11 - 8h às 17h
Local: Auditório da GERED, Rua Dr. José de MirandaRamos, 321 - Centro
Assuntos:
. Estudo sobre os conceitos de intersetorialidade, interdisciplinaridade e rede de proteção e suas interfaces com as políticas públicas.
. Oficina aplicada aos processos de trabalho e às estratégias de implantação da rede de atendimento: elaboração de organograma e fluxos.
INSCREVA-SELAGES
Data: 09/11 - 8h às 17h
Local: UNIPLAC Av. Mal. Castelo Branco, 170 - Bairro Universitário
Assuntos:
. Oficina aplicada aos processos de trabalho em rede e às estratégias para uma atuação pautada na autocomposição de conflitos.
. Oficina aplicada aos processos de trabalho e às estratégias de implantação da rede de atendimento.
MELEIRO
Data: 10/11 - 8h às 17h
Local: Rua Luiz Napoli Canela, s/n Centro
Assuntos:
. Estudo sobre os conceitos de intersetorialidade, interdisciplinaridade e rede de proteção e suas interfaces com as políticas públicas.
. Oficina aplicada aos processos de trabalho em rede e às estratégias para uma atuação pautada na autocomposição de conflitos.
O PROGRAMA APOIA
SAIBA MAISPara combater a evasão escolar, em 2001, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), criou o Programa APOIA, que mobiliza as escolas, os conselhos tutelares, o MPSC e toda a sociedade para trazer os alunos de volta para a sala de aula.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente