Ação Nacional Estruturante debate ações de comunicação para o Ministério Público nacional
A Procuradoria-Geral de Justiça de Santa Catarina é sede de debates e aprimoramento na área de comunicação social do Ministério Público brasileiro. Promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a "Ação Nacional Estruturante de Comunicação Social - Manuais para o Aprimoramento da Comunicação no Ministério Público" reúne até sexta-feira (19/5) os diversos ramos do Ministério Público brasileiro. O encontro começou nesta quinta-feira (18/5).
O objetivo é de dar concretude ao Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público e, ao mesmo tempo, atender aos anseios da própria instituição nos processos de comunicação. Após os dois dias de reunião, serão elaborados dois manuais, um voltado ao atendimento à imprensa e outro ao uso das redes sociais, que auxiliarão os membros, os servidores e as assessorias de comunicação das instituições.
Durante a abertura, os participantes foram convidados a participarem de um momento de reflexão. Um breve vídeo foi exposto abordando a questão do tempo, de como ele pode ser valioso em nossas vidas e de que em todos os dias devemos viver o presente, deixar o passado fazer parte da história e lembrar que o futuro é um mistério. O momento serviu de incentivo aos participantes neste início de evento.
Logo após o vídeo, o Promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE) Anderson Viana de Souza, integrante da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, destacou que o encontro foi idealizado com a necessidade de aprimorar mais ainda a comunicação do Ministério Público brasileiro. "Além da implementação de instrumentos para melhorar a comunicação, nós queremos transformá-la tornando-a mais próxima da sociedade e também preparar os membros da instituição para o relacionamento com a imprensa", afirmou o Promotor de Justiça do MPSE Anderson Viana de Souza.
Encerrando a solenidade de abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, afirmou que a comunicação é uma forma de atendimento ao cidadão."Há um tempo atrás, ao abrir o nosso portal institucional, visualizei na capa uma foto da pesca tainha. As informações contidas ali naquele espaço estavam em conformidade com o que era dito no âmbito jurídico e o mais importante, de uma forma objetiva, adequada, simplificada e completa. Naquele momento, vi que o MPSC atingia seu objetivo, que é de se comunicar com todas as camadas sociais", concluiu Neis.
Na sequência, dando início aos trabalhos, dois grupos foram formados para discussão e definição de características básicas dos manuais de atendimento à imprensa e do uso das redes sociais, alinhavando as diretrizes às unidades de Comunicação do Ministério Público e orientações aos membros da instituição, dentro de cada um dos temas principais dos manuais. Na sexta-feira (19/5), serão compartilhadas e validadas as informações entre os grupos, para posteriormente iniciar a fase de revisão dos conteúdos.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente