2ª edição do Prêmio Lume: Escola Municipal vencedora da mesorregião da Grande Florianópolis recebe o kit de premiação
Rádio MPSC
Ouça o Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano, o Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, a Secretária Cláudia Regina Macário e a Diretora Luciana Muniz.
Na sala da turma do 4º ano do Centro Educacional Municipal Interativo, em São José, a manhã de estudos desta segunda-feira (31/03) teve uma interrupção rápida, mas marcante para os alunos. O motivo foi a entrega simbólica do kit referente à premiação da 2ª edição do Prêmio Lume, que valorizou iniciativas de escolas referência em alfabetização. O CEM Interativo, localizado no bairro Nossa Senhora do Rosário, em São José, conquistou o prêmio referente à rede de ensino municipal da mesorregião da Grande Florianópolis, em que 131 escolas municipais concorreram.
O kit é composto por um tablet, cinco telefones celulares e cinco materiais escolares formados por canetas coloridas para uso da escola. O ato de entrega contou com a presença de alguns representantes das instituições que criaram e organizam o Prêmio Lume, iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) é um dos coordenadores, ao lado do Tribunal de Contas de SC (TCE/SC) e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.
O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, esteve presente e parabenizou o CEM Interativo. "Na verdade, entregamos os prêmios para a escola, para a diretoria da escola, mas os vencedores desse prêmio são todos os alunos, os pais, a comunidade escolar. Desejamos que a entrega simbólica represente uma grande motivação para que continuemos tendo, em todas as escolas do nosso Estado e nas escolas municipais, educação de efetiva qualidade, capaz de transformar a vida das pessoas para muito melhor", ressaltou.
A Promotora de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça de São José, Caroline Moreira Suzin, que atua na área da infância em São José, também presente na entrega, afirmou que a escola desenvolve um trabalho de excelência. "Acreditamos nesse trabalho na área da educação como uma semente que se planta visando um futuro melhor", comentou.
O CEM Interativo conta com 598 alunos no ensino fundamental e em todas as salas há alunos com deficiência. Além da inclusão, outro diferencial da escola é o foco na capacitação dos professores. A escola é a única em São José em que todos os alunos recebem acompanhamento de uma psicopedagoga durante a alfabetização.
Para a Diretora do CEM Interativo, Luciana Muniz, receber o prêmio Lume é um grande orgulho para a escola e, acima de tudo, uma conquista da equipe. "Trabalho em equipe, sobre isso não tem o que se dizer. Mas a nossa escola é muito conhecida pelo trabalho de inclusão e, também, com a psicopedagoga, Ana Carolina. O trabalho que ela faz, buscando trazer os alunos com dificuldade de aprendizagem, transtornos, TDH, e já o trabalho que também se faz com a professora Débora, com o AE, dos alunos na inclusão, com a educação especial, é o que torna esse trabalho inclusivo, onde toda a equipe abraça e busca a qualidade de aprendizagem", ilustrou. Segundo a Diretora, o CEM Interativo obteve o 1º lugar na nota do Ideb nos anos iniciais e no 6º dos anos finais.
A Secretária Municipal de Educação de São José, Cláudia Regina Macário, também afirmou que a premiação vem coroar um trabalho em equipe e, ainda, representa o investimento na base, que é o processo de alfabetização das crianças. Ela salientou o envolvimento das instituições. "É uma parceria muito produtiva entre essas Instituições, como o Ministério Público, o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas, que vem reconhecer o trabalho dos professores, das equipes pedagógicas e, principalmente, a evolução da aprendizagem dessas crianças. Isso é o que importa para nós, a premiação é simbólica, mas o reconhecimento pelo trabalho e o incentivo para que a gente possa fazer mais e melhor é o que vale a pena", apontou.
"Melhoria da qualidade do ensino"
O evento da 2ª Edição do Prêmio Lume aconteceu em novembro do ano passado, premiando 12 escolas da rede pública de Santa Catarina que se destacaram em ações de alfabetização, sendo uma municipal e uma estadual de cada mesorregião de Santa Catarina (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul). Agora, estão sendo entregues os kits simbólicos da premiação a todas as instituições de ensino vencedoras.
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE), Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, salientou que a premiação, como reconhecedora de práticas que melhoram a qualidade do ensino, leva-nos a pensar em estratégias, incentivar políticas e boas ações no âmbito da educação. "O Prêmio Lume é uma iniciativa que visa efetivamente reconhecer a atuação da escola, da equipe pedagógica, da direção, em prol da melhoria da qualidade do ensino, o que fortalece o seu trabalho", valorizou, parabenizando toda a comunidade escolar durante a entrega no Centro Educacional Municipal Interativo.
Abordagem diferenciada
O Auditor Fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas de SC (TCE/SC) Diogo Signor representou o TCE/SC. Ele participou da comissão de seleção das escolas. "A gente partiu de uma abordagem diferenciada para seleção dessas escolas, pensando em termos de qualidade, ou seja, naquilo que a escola consegue fazer de melhor com aquilo que ela tem ao seu dispor. Então, é uma premiação muito importante e que terá continuidade", considerou.
A Analista de Contas Públicas do Ministério Público de Contas de SC, Jacqueline de Melo Olinger, representou o Ministério Público de Contas de SC. "É uma alegria e uma honra estar aqui reconhecendo o trabalho dos professores, de toda a equipe, um trabalho de excelência. Teremos uma nova edição do prêmio Lume, estamos indo para a terceira premiação e vamos continuar esse trabalho de reconhecimento para aplaudir esses profissionais e essas escolas que fazem a diferença na vida das crianças", disse.
Reconhecimento
O "Prêmio Lume: Escola Referência" busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. A 2ª Edição da premiação teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do 2º Ano do Ensino Fundamental e boas práticas, sendo denominado "Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização". Concorreram todas as escolas das redes públicas estadual e municipais do Estado de SC que ofertam anos iniciais do ensino fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC.
Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação
O projeto Lume é uma ação do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação e foi instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica número 007/2019. Coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Contas de SC (TCE/SC) e pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, é composto por outras nove instituições: Assembleia Legislativa (Alesc); Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação; Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC); Conselho Estadual de Educação (CEE/SC); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina (UNCME/SC); Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Acordo de Cooperação Técnica busca estabelecer uma rede de intercâmbio e de compartilhamento de dados necessários para a elaboração de painéis eletrônicos de acompanhamento da execução dos planos estadual e municipais de educação em SC. Além disso, estimular o fortalecimento de mecanismos e instrumentos capazes de assegurar a transparência e o controle social dos dados e informações relativas à educação em SC.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores