20.03.2015

Alcance especial mostra como anda Operação Leite Adulterado

Seis meses depois da Operação Leite Adulterado, o programa Alcance mostra os impactos do desmonte do crime organizado contra a produção de leite e derivados no Oeste de Santa Catarina. Assista.

Seis meses depois da Operação Leite Adulterado, uma edição especial do programa Alcance mostra os impactos do desmonte das organizações criminosas que fraudavam a produção de leite e derivados no Oeste de Santa Catarina. A reportagem percorreu mais de 1,5 mil quilômetros de estrada para atualizar os processos contra os 69 denunciados e a situação das empresas envolvidas e mostrar como é feita a fiscalização nas propriedades rurais e na indústria de laticínios.


Programa Alcance Leite Adulterado

O que começou como uma denúncia de consumidor, pela qualidade suspeita do leite, resultou numa operação de inteligência contra o crime organizado e levou quase 70 pessoas à Justiça e fechou 14 empresas. Nesta playlist, você assiste ao programa Alcance Especial sobre o caso, às entrevistas na íntegra com os promotores e fiscais do Ministério da Agricultura que participaram da operação e, ainda, pode ver mais dois vídeos que explicam como é a fiscalização sanitária e o controle de qualidade da produção do leite.

Assista aos vídeos produzidos sobre o leite adulterado

No canal do MPSC no YouTube, além da versão produzida para a TV, o Alcance Especial sobre o Combate à Fraude no Leite disponibiliza vídeos sobre os cuidados com a ordenha e o controle de qualidade na indústria e as íntegras das entrevistas.

Como é garantida a qualidade do leite na ordenha?

A fiscalização da qualidade do leite começa na propriedade rural. Veja os cuidados com o manejo das vacas e como é feita a ordenha  para evitar a contaminação na coleta.



Conheça a inspeção do leite na indústria

Veja como é feita a fiscalização e o controle de qualidade do leite na indústria, da chegada do caminhão tanque até a embalagem.





Como o Ministério da Agricultura e o MPSC combatem a fraude

O Chefe da Divisão Agropecuária do Ministério da Agricultura (MAPA) em Santa Catarina fala sobre as primeiras suspeitas e da forma como o Programa de Proteção ao Consumidor de Produtos de Origem Animal (POA) ajudou a desbaratar o crime organizado contra o leite.

O que diz o Coordenador do Gaeco de Chapecó

O Promotor de Justiça Fabiano Baldissarelli fala sobre as investigações da Operação Leite Adulterado, os processos e as consequências para o setor leiteiro. Para o coordenador do Gaeco de Chapecó, a descoberta da fraude comprova que a produção de leite em Santa Catarina é fiscalizada com rigor e a região aumenta suas vantagens competitivas em relação a outras zonas produtoras brasileiras.

Os processos na comarca de Xaxim

Os processos contra donos e funcionários do Laticínios Lajeado tramitam na comarca de Xaxim. O Promotor de Justiça responsável pelo caso explica as ações. Três réus aguardam o julgamento presos.







Imagem do Gaeco durante fiscalização na primeira etapa da Operação, em agosto de 2014

Relembre o caso

Em agosto de 2014, o GAECO de Chapecó deflagrou duas operações simultâneas para combater crimes contra a saúde pública e garantir direitos dos consumidores. As investigações haviam iniciado cinco meses antes com foco em empresas de laticínios, unidades resfriadoras e transportadoras de leite, cujos empresários e funcionários supostamente estavam falsificando e adulterando o leite destinado a consumo humano, tornando-o nocivo à saúde ou reduzindo o valor nutricional.

  • Ministério Público denuncia 48 pessoas ligadas à adulteração de leite
  • Presos na Operação Leite Adulterado III são ouvidos pelo GAECO
  • Concluída primeira fase de investigações da Operação Leite Adulterado III
  • MPSC denuncia mais 21 pessoas por adulteração de leite em Santa Catarina
  • MPSC participa da Operação Leite Compen$ado no RS
  • Instituições debatem ações para garantir qualidade do leite





  • Fonte: 
    Coordenadoria de Comunicação Social