28.03.2011

Vídeo do MPSC explica a atuação contra o crime

Acusar e processar os criminosos é uma forma de ressarcir a sociedade pelos danos causados pelo crime. Esta é a ideia principal do terceiro vídeo produzido pelo MPSC dentro do projeto VídeO Seu Direito.

Acusar e processar os criminosos é uma forma de ressarcir a sociedade pelos danos causados pelo crime. Esta é a ideia principal do terceiro vídeo produzido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) dentro do projeto VídeO Seu Direito. " O Ministério Público contra o Crime " explica o que é uma ação penal pública, mostra a atuação contra o tráfico de drogas e as organizações criminosas, e trata de crimes não violentos, mas que causam grandes prejuízos ao cidadão, como a sonegação de impostos e os crimes contra o consumidor e contra a administração pública.


"Entendo que este vídeo é a confirmação da idéia de aproximação com a sociedade, traduzido pela apresentação da nossa atuação na área criminal para veículação nas diversas formas de mídia e também nas escolas e demais espaços com a participação social", destaca o Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto.


Com pouco mais de 10 minutos de duração, "O Ministério Público contra o Crime" apresenta a atuação criminal de uma forma diferente daquela que o público está acostumado a ver nas notícias. O vídeo destaca os prejuízos que o cidadão comum sofre com o crime, especialmente aquele cometido de forma silenciosa e sem chamar a atenção da mídia. Quatro Promotores e um Procurador de Justiça explicam o papel do Ministério Público na área criminal e as estratégias para investigar e punir os criminosos.


O Projeto VídeO Seu Direito foi implementado no Ministério Público de Santa Catarina em 2008 com o objetivo de produzir vídeos institucionais com caráter educativo. Os vídeos, produzidos com recursos próprios pela Coordenadoria de Comunicação Social, são publicados no canal do MPSC no YouTube ( www.youtube.com/ministeriopublicosc ) e distribuídos em DVD para as Promotorias de Justiça e escolas da rede estadual de ensino. Com " O Minstério Público contra o Crime", o projeto encerra a sua primeira etapa, que previa a produção de uma trilogia explicando a atuação do Ministério Publico na defesa dos direitos difusos e coletivos ( Os Direitos do Cidadão e o Promotor de Justiça , de 2008, com 9min25seg), o papel da Instituição no sistema de Justiça ( MPSC defendendo a Sociedade , de 2009, com 9min48seg) e o trabalho na área criminal ( O Ministério Público contra o Crime , 2011, 10min25seg).



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC