01.06.2012

Sexto GAECO do MPSC instalado em Itajaí

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, também assinou termo de posse, nesta sexta-feira (1/6), do coordenador do grupo, que atuará no Vale do Itajaí, Médio Vale e Alto Vale.

"No momento em que a criminalidade cresce e se organiza, é preciso que as instituições se unam para seu enfrentamento e deem a resposta que a sociedade espera". Com essas palavras, o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, resumiu a importância da instalação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Itajaí (GAECO-Itajaí), nesta sexta-feira (1º/6), na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

O Procurador-Geral de Justiça ressaltou, ainda, que o GAECO é de fundamental importância para o combate do crime organizado, que considera a origem dos males do Estado. "Os crimes de colarinho branco, sonegação de impostos, corrupção são as formas mais perversas, que maior mal fazem à sociedade. Precisamos dessa solidariedade institucional para combatê-los de forma eficaz", complementou Lio.

Na solenidade também foi empossado o Coordenador do GAECO de Itajaí, Promotor de Justiça Jean Michel Forest. Em seu discurso, o Promotor de Justiça disse que tem como objetivo tornar o GAECO de Itajaí um exemplo de atuação responsável e digna das instituições que representa. "Nossa tarefa será árdua, pois o trabalho a ser desenvolvido atingirá aqueles que, na maioria das vezes, se sentem acima do bem e do mal",  falou Forest, referindo-se aos que, detentores de poder econômico ou político, acham que tudo podem.

A força da parceria institucional também foi destacada pelo Coronel Nazareno Marcineiro, Comandante-Geral da Polícia Militar, e pelo Delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila. "Ministério Público e as Polícias podem e devem se juntar para combater a criminalidade", disse Marcineiro. "A parceria é a melhor receita para se buscar resultados em qualquer atividade", considerou D'Ávila. O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fábio Augusto Hachmann, ressaltou, também, que o GAECO é uma forma de mostrar à sociedade que o Estado está operante e não se omite frente o crescimento da criminalidade.

Também estiveram presentes no evento o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e, representando o Poder Judiciário, o Juiz Pedro Walikoski Carvalho, da Comarca de Itajaí,  Promotores de Justiça, membros das Polícias Civil e Militar e autoridades locais.

Estrutura reforçará o combate à criminalidade

O GAECO de Itajaí foi criado pelo Ato n. 0149/2011/PGJ. A exemplo dos GAECOs da Capital, de Joinville, de Chapecó, de Criciúma e de Lages, a força-tarefa de Itajaí contará com o apoio das Polícias Civil e Militar e da Secretaria de Estado da Fazenda.

A nova estrutura reforçará o combate à criminalidade organizada e a crimes de maior relevância e prejuízo social, como o tráfico de drogas, a sonegação fiscal, a improbidade administrativa e a corrupção.

Em 2011, os GAECOS realizaram 28 operações, que resultaram em 61 prisões e no cumprimento de 146 mandados de busca e apreensão. O GAECO de Itajaí atuará na área de abrangência que corresponde ao Vale do Itajaí, Médio Vale e Alto Vale.

Fonte: 
COMSO Comunicação Social