28.08.2013

Ruy de Oliveira falecido nesta semana foi o criador da Corregedoria

Nesta semana, faleceu Ruy Olympio de Oliveira, que foi Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Nesta semana, faleceu Ruy Olympio de Oliveira, que foi Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Olympio de Oliveira iniciou sua carreira no MPSC em 1953, como Promotor Público na comarca de Orleans. Por merecimento, atuou na Vara Criminal e 2ª Vara Cível de Lages, em 1963. Em 1966, foi removido para a comarca de Rio do Sul. Nessa mesma comarca, em 1970, foi nomeado Procurador de Justiça. No período entre 1972 e 1976, foi Corregedor-Geral do MPSC. Em 1997, aposentou-se.

Olympio de Oliveira foi o responsável pela instalação da Corregedoria-Geral na instituição. No livro Histórias de Vida, volume II, organizado pelo Memorial do MPSC, ele explicou que começou a constituir a Corregedoria a partir das experiências no Ministério Público de São Paulo. Na entrevista, declarou que sua carreira foi eminentemente civilista: " Mas eu acho que, para o Promotor, a área criminal é melhor, muito embora seja uma atividade mais tensa. Eu sempre me dei muito bem no cível. Eu acho que valeu a pena " .

O Procurador de Justiça Ruy Olympio de Oliveira era natural de Joinville e faleceu no dia 25 de agosto, com 85 anos.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC