26.02.2014

Rui Arno assume como Procurador de Justiça

O PGJ empossou o Promotor de Justiça Rui Arno Richter no cargo de Procurador de Justiça durante a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, em 26 de fevereiro.

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, empossou o Promotor de Justiça Rui Arno Richter no cargo de Procurador de Justiça durante a sessão do Colégio de Procuradores de Justiça, na manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro. Rui ingressou no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em 1991, na comarca de Tubarão, aos 23 anos de idade. Ele faz parte da primeira turma a entrar na instituição, logo após a escolha do primeiro Procurador-Geral de Justiça por meio da lista tríplice.

No início da solenidade de posse, o Procurador de Justiça Durval da Silva Amorim proferiu o discurso de acolhimento do Colégio ao seu novo Membro, que atuará na 21ª Procuradoria de Justiça Criminal. Durval mencionou as comarcas pelas quais Rui passou, as universidades onde lecionou e os passos dados na ampliação do conhecimento das ciências jurídicas. O discurso foi também uma síntese da atividade que Rui exercerá depois de empossado.

"No 2º Grau da carreira, novos serão os desafios. Haverá, sim, uma natural atividade processual, frente a 21ª Procuradoria de Justiça Criminal, mas o desafio, além da cooperação em fortalecer a instituição, nessa nova etapa, é a produção do conhecimento, muito presente em vossa atuação, para enfrentar as ameaças cada vez mais perniciosas das organizações criminosas e dos violadores em geral dos direitos individuais e coletivos", disse Durval.

Na sequência, o novo Procurador de Justiça discursou e, com entusiasmo, quis primeiro agradecer figuras sem as quais, segundo ele, nada seria possível. Rui demonstrou gratidão primeiramente a Deus. Depois lembrou dos pais, os quais lamentou a ausência por já estarem falecidos; a esposa, a quem disse dever o equilíbrio para a vida; aos filhos; aos muitos colegas do MPSC; aos parceiros institucionais de atuação e,em especial, aos combatentes das causas ambientais, nas quais ele atuou com afinco nos últimos anos como Promotor de Justiça.

"Vejo que para o MPSC é tempo de promover o intercâmbio com instituições. Esse caminho da parceria, da solidariedade e humildade dever ser lembrado e ou traçado se quisermos chegar à verdadeira Justiça. No meu caso, é tempo de voltar a ser novato, observar os mais experientes e uma vez mais renovar o compromisso desse Ministério que é público."

O Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos, desejou as boas-vindas a novo Procurador de Justiça Rui Arno Richter e salientou que este lidou com uma das áreas mais sensíveis da instituição. "Trata-se de alguém com reconhecida inteligência, zelo, dedicação e muito conhecimento jurídico. O Colégio recebe um cidadão de bem e também um profissional que, sem dúvidas, o fortalecerá",frisou Lio Marcos Marin.

Estiveram presentes na solenidade o Prefeito da Capital, Cesar Souza Júnior, o Secretário Estadual de Segurança Pública, César Augusto Grubba, o Procurador do município, Itamar Bevilacqua, Promotores de Justiça, representantes do Tribunal de Justiça, da OAB, da Floram, além de familiares do Procurador empossado.


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC