;

18.12.2015

Retrospectiva do MPSC em 2015

Post

Em 2015 o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) atuou intensamente para defender os interesses da sociedade. Responsável por zelar pelos direitos que dizem respeito a todos, a instituição promoveu diversas iniciativas ao longo do ano, de forma a proteger a população, defender a ordem jurídica e o regime democrático. Abaixo estão listados exemplos de programas e ações do MPSC desenvolvidas neste ano.


Comabate à corrupção

Post
Em análise feita em 175 países pela Transparency Internacional sobre a percepção da corrupção no mundo, o Brasil aparece como o 69º colocado. Cabe ao Ministério Público fiscalizar e combater este crime para impedir que a gestão pública seja ineficiente. Como forma de atuação, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promove a campanha O que você tem a ver com a corrupção? e desenvolve uma série de iniciativas para estimular a população a opor-se contra este crime, como a produção do " Guia de Atuação do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) - 100 Perguntas sobre a Lei Anticorrupção ", lançado no mês de julho.

Lançamento do Plano Geral de Atuação

No dia 27 de novembro o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou o Plano Geral de Atuação para os anos de 2016 e 2017 com uma ação concreta para combater a corrupção. O trabalho consiste na criação do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), que dará suporte aos Promotores de Justiça e aos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECOs) na investigação e na produção de peças judiciais.

saiba mais sobre o lançamento do PGA

Campanhas contra a violência

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Mesmo com legislação específica, a violência contra a mulher ainda é um problema em todo país. A omissão da denúncia por parte das mulheres é um dos fatores que dificulta a atuação dos órgãos competentes na punição do crime. Acesse o link abaixo para obter informações de como recorrer ao MPSC em caso de violência doméstica.

SAIBA MAIS

VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS

Neste ano, o MPSC aderiu a Campanha Estadual Contra a Violência no Futebol, lançada pela OAB/SC. A iniciativa busca promover a paz nos estádios com o mote "Quem é torcedor não briga". Além disso, os mascotes dos times catarinenses são utilizados para mostrar que a violência afeta o desempenho nos campos.

SAIBA MAIS

O que fazer em casos de violência contra mulher?

É importante que as pessoas tomem consciência que podem e devem denunciar para combater a violência doméstica. Denuncie através do disque 180 ou 190 da policia militar ou pela promotoria de justiça, delegacias e órgãos de atendimento.

Veja os números da violência contra a mulher

Veja as estatísticas da violência doméstica. Você sabia que o Brasil é o 7º do mundo em assassinato de mulheres? Conheça também a proposta da Lei do Femincídio. Use as anotações de vídeo para navegar e ir diretamente às informações que você procura.

Como o Ministério Público atua nos jogos de futebol?

Entenda como o Promotor de Justiça aplica o Estatuto do Torcedor para garantir a segurança nos estádios de futebol. Quem explica é o coordenador do Centro de Apoio do Consumidor (CCO), do MPSC o Promotor de Justiça Marcelo de Tarso Zanellato.


Proteção de crianças e adolescentes



CONSELHOS MUNICIPAIS ANTIDROGAS

saiba mais

O MPSC luta para assegurar a implantação e fiscalizar a execução de políticas públicas voltadas para a prevenção ao uso de drogas, à conscientização, ao tratamento e à reinserção social de usuários e dependentes. Para isso, estimula à criação e efetiva atuação dos Conselhos Municipais Antidrogas. A iniciativa fomenta a ativação dos Conselhos e estimula  a integração de esforços dos entes públicos e representantes sociedade civil.



Defesa do meio ambiente

Post

A defesa do meio ambiente não se restringe apenas a ações de proteção da natureza: abrange todos os esforços para garantir a qualidade de vida das pessoas; a coexistência pacífica e equilibrada da espécie humana com os demais seres vivos; a preservação paisagística e cultural de uma cidade ou região; a ocupação do solo urbano e rural; e o desenvolvimento sustentável.

O meio ambiente deve ser compreendido como todo o espaço que permite o convívio e o desenvolvimento humano em harmonia com os recursos naturais. De tão amplo e abrangente, compete ao Ministério Público zelar por ele, já que trata-se de um direito difuso, pois pertence a todos, inclusive às próximas gerações.

Programa Alimento sem Risco

Post

Iniciado em 2010, o Programa Alimento sem Risco (PASR) tem como objetivo evitar a presença indevida de resíduos de agrotóxicos em alimentos, preservando a saúde dos consumidores e dos produtores agrícolas e prevenindo a ocorrência de danos ao meio ambiente. No decorrer do ano o Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) e Promotorias de Justiça do estado foram responsáveis por: monitorar alimentos vegetais suscetíveis ao uso de agrotóxicos; adotarem ações eficazes de rastreamento de alimentos; fomentarem a criação de estrutura pública para análise periódica de resíduos de agrotóxicos em alimentos; controlarem o uso de agrotóxicos na produção de alimentos; aprimorarem o controle de receituários agronômicos; fiscalizarem e vedarem a comercialização, no Estado de Santa Catarina, de agrotóxicos proibidos nos países de origem.

Em 2015, parcerias entre rede varejistas e agricultores foram feitas para atender exigências do Programa Alimento Sem Risco. As cooperações possuem o intuito de evitarem a presença indevida de resíduos de agrotóxicos em alimentos, preservando a saúde dos consumidores e dos produtores agrícolas e prevenindo a ocorrência de danos ao meio ambiente.



Post Projetos premiados

Quatro projetos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que contribuem para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade foram premiados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), neste ano, em Brasília.

O prêmio do CNMP recebeu a inscrição de 197 projetos das mais variadas unidades do Ministério Público brasileiro. O MPSC inscreveu 27 projetos e teve cinco pré-selecionados. Foram premiados os três primeiros colocados de cada uma das nove categorias durante a cerimônia de abertura do 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.

O evento reúne cerca de 500 membros e servidores do Ministério Público para três dias de debates e troca de experiências. O tema desta edição é "Convergência Institucional: Foco no Cidadão e Transformação Social". O Prêmio CNMP, instituído em 2013 pela Resolução CNMP nº 94, é um instrumento para identificar, premiar e disseminar trabalhos cadastrados no Banco Nacional de Projetos, ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas que visem a eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.

Conheça os projetos

1º LUGAR: "MPSC EM REDE"

Categoria: Comunicação e Relacionamento

Projeto de gestão e planejamento de comunicação estratégica, mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), objetivando o estabelecimento de uma cultura digital na organização e uma aproximação maior com o cidadão.

2º LUGAR: "GOVERNANÇA NO MINISTÉRIO PÚBLICO"

Categoria: Profissionalização da Gestão

Proposta que incorpora uma atuação simples na gestão, menos onerosa, efetiva e suportada por uma ampla base tecnológica de gestão do conhecimento.

3º LUGAR: PROGRAMA "TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA"

Categoria: Diminuição da Corrupção

O programa tem como objetivo a implementação/adequação de sites e portais de transparência das Prefeituras e Câmaras Legislativas de todos os municípios de Santa Catarina.

3º LUGAR: "PROGRAMA CONTROLE DA EXECUÇÃO PENAL"

Categoria: Indução de Políticas Públicas

Programa que garante a efetiva execução das penas e a ressocialização dos apenados e combate atividades ilícitas de organizações criminosas nas unidades prisionais, assim como a corrupção de agentes públicos vinculados ao sistema carcerário.

Post

Menção honrosa no prêmio Innovare

Criado em 2001 para combater a evasão escolar, o Sistema APOIA Online recebeu menção honrosa na XII Edição do Prêmio Innovare - Categoria Ministério Público. Foram inscritos nesta categoria 77 projetos de diversos Estados da Federação e o projeto catarinense foi selecionado como um dos três melhores.

A partir de 2014 o sistema passou a ser executado por meio de um sistema informatizado. A nova versão do programa agilizou ainda mais a execução dos procedimentos, realizados até então por meio de formulários físicos, conferiu mais exatidão aos dados estatísticos e vem permitindo avançar em ações preventivas.

Prêmio Innovare

Criado em 2004 e com cerca de cinco mil práticas inscritas e mais 150 dessas premiadas, o Prêmio Innovare é mais importante premiação da Justiça brasileira. O prêmio tem como proposta identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo o Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira.


1 - ESCOLA

A Escola deve procurar os pais quando uma criança ou adolescente falta cinco dias seguidos ou sete dias no mês.

2 - CONSELHO TUTELAR

Caso o aluno não volte às aulas em uma semana, a Escola leva o caso ao Conselho Tutelar, que tem 15 dias para buscar uma solução com pais, aluno e Escola.

3 - MINISTÉRIO PÚBLICO

Se o aluno continuar faltando, o caso é levado ao Ministério Público de Santa Catarina, onde o primeiro objetivo é ainda tentar um acordo.




Queremos dialogar com você

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está presente nas redes sociais com o objetivo de dialogar com a sociedade e manter um contato direto com os cidadãos.

Quem segue o MPSC nas redes sociais deve esperar informações sobre serviços, ações, notícias, campanhas e eventos que influenciem diretamente na vida das pessoas.

Facebook

Notícias, ações e atendimento ao cidadão na maior rede social do mundo.

Acesse

YouTube

Mais de 700 vídeos sobre a atuação do MPSC, cidadania e seus direitos.

Acesse


Twitter

Acompanhe as notícias do MPSC na hora em que acontecem e converse conosco.

Acesse

Slide Share

Documentos e materiais produzidos pelo MPSC e de relevância para a sociedade.

Acesse


COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

saiba mais

Conheça a Coordenadoria de Comunicação Social, responsável pela comunicação externa e interna do Ministério Público de Santa Catarina.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC