27.07.2015

Projeto do Memorial se debruçará sobre a história da atuação do Ministério Público na área da coletividade

Os profissionais do Memorial realizarão entrevistas com os ex-coordenadores dos Centros de Apoio, buscando compreender a origem de projetos desenvolvidos pelo Ministério Público de Santa Catarina.
Post

Um novo projeto do Memorial do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) visa resgatar a história dos Centros de Apoio Operacional da instituição. Para isso, os profissionais do Memorial realizarão entrevistas com os ex-coordenadores dos Centros de Apoio, buscando compreender a origem de projetos desenvolvidos pelos Centros de Apoio, bem como as características de sua atuação.

O ponto de partida da ação do Ministério Público de Santa Catarina na área da cidadania e da coletividade foi o Serviço Especial de Defesa Comunitária, o DECOM, cuja concepção é anterior à Lei da Ação Civil Pública, de 1985. Nos anos 1980, a atividades do DECOM serviram de referência para o novo modelo de Ministério Público que se pretendia construir no Brasil.

Os Centros de Apoio Operacional representam importantes órgãos na estrutura do Ministério Público. À frente deles, seus coordenadores, criaram importantes e longevos programas que trouxeram avanços para a sociedade catarinense. É o caso do Programa Apoia, que combate a evasão escolar; do Lixo Nosso de Cada Dia, que promove a preservação do ambiente por meio de medidas para a destinação correta do lixo doméstico.

É no intuito de rememorar a idealização desses projetos e tudo que envolve a criação dos Centros de Apoio Operacional do MPSC que o Memorial conversará com os antigos coordenadores dos Centros de Apoio, revisitando histórias que a história não pode deixar de guardar.

Post

MEMORIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA

O Memorial do Ministério Público de Santa Catarina atua para valorizar a história catarinense. Conheça as atividades realizadas pelo setor para recuperar a história do Ministério Público e do Estado e o trabalho de pesquisa e organização de informações para torná-las disponíveis à consulta pela sociedade. Saiba mais do Memorial do MPSC clicando aqui.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC