Ouvidoria do MPSC atende mais de 600 representações eleitorais
A Ouvidoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu mais de 600 representações eleitorais em apenas três meses de período eleitoral. Os chamados foram enviados por meio de um formulário on-line, disponível no site do MPSC , e presencialmente no edifício Campos Salles, em Florianópolis. Todos já foram encaminhados para análise.
Em agosto, foram 118 representações eleitorais enviadas e, em setembro, 275. Até a data de fechamento desta matéria (10 de outubro), 209 chamados já foram recebidos pela Ouvidoria. Ao todo, são 662 representações advindas das eleições municipais de 2024.
Entre as manifestações, 12 tratam sobre violência política de gênero. O crime está previsto no artigo 326-B do Código Eleitoral e se caracteriza pelo assédio, constrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça, fora ou dentro do meio virtual, contra candidatas ou políticas, com a finalidade de impedir ou dificultar a sua campanha eleitoral ou seu mandato eletivo, com menosprezo ou discriminação em relação a seu gênero, cor, raça ou etnia.
Durante todo o período eleitoral, a Ouvidoria do MPSC esteve em regime de plantão diariamente, incluindo finais de semana e feriados. A medida atende às diretrizes do Protocolo Conjunto para a atuação das Ouvidorias do Ministério Público Brasileiro nas Eleições de 2024, que baliza os esforços de todas as Ouvidorias em prol do atendimento ao cidadão neste período eleitoral.
A Ouvidora do MPSC, Procuradora de Justiça Rosemary Machado Silva, destaca a importância do meio para as denúncias referentes ao período eleitoral. "A possibilidade de recebermos mais de 600 representações, seja de forma online ou presencial, demonstra o compromisso da sociedade em fiscalizar e denunciar irregularidades, contribuindo para a proteção da democracia. Nosso trabalho é garantir que todas as manifestações sejam analisadas e encaminhadas para as Promotorias Eleitorais", explicou. "A Ouvidoria é uma ponte direta entre o cidadão e o Ministério Público, e nossa atuação durante o período eleitoral reflete o esforço conjunto de zelar pela justiça e pela igualdade nas eleições", finalizou.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente