09.10.2013

Outubro Rosa: MPSC adere ao movimento

Durante todo o mês, o MPSC vai promover ações internas de reflexão sobre a saúde da mulher, em parceria com Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC)

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está participando do Outubro Rosa 2013, um movimento criado nos Estados Unidos, em 1990, que é referência mundial da luta contra o câncer de mama, estimulando a conscientização da sociedade em geral.

Durante todo o mês, a Gerência de Atenção à Saúde (GESAU), vinculada à Coordenadoria de Recursos Humanos (CORH) do MPSC, vai promover ações internas de reflexão sobre a saúde da mulher, em parceria com Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC).

Além disso, uma iluminação especial com a cor rosa, símbolo da campanha, está colorindo as fachadas das sedes do MPSC nos edifícios Campos Salles, Palas e Casa do Barão.

Segundo a Coordenadora da CORH, Silvana Maria Pacheco, o objetivo da campanha é contribuir para uma melhor qualidade de vida das mulheres, além de permitir que a instituição seja disseminadora do movimento, à medida que a ação cumpre um importante papel social.

Em Santa Catarina, outubro foi instituído pela Lei n. 16.028, de junho deste ano, como o mês do evento Outubro Rosa, aderindo-se permanentemente ao movimento homônimo criado, em 1990, nos Estados Unidos e reconhecido em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.

Com apoio do MPSC e de uma série de instituições que também aderiram ao movimento, a AMUCC, responsável pelo Outubro Rosa em Florianópolis, vai promover uma série de ações vinculadas à saúde da mulher, com foco na prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO OUTUBRO ROSA 2013 EM FLORIANÓPOLIS:

12/10, das 9h às 17h - Laço Rosa. Campanha de divulgação para prevenção e controle do câncer de mama e de colo de útero com distribuição de material informativo àpopulação. Local: Parque de Coqueiros
18/10, das 10h às 18h30min - Divulgação de informações à população sobre o controle do câncer de mama e de colo de útero. Local: TICEN
20/10, às 16h - Caminhada Rosa AMUCC com patinadoras e bailarinas. Local: Trapiche da Beira-mar Norte
23/10, às 16h - Vidal Fashion Day, desfile Rosa. Local: Rua Vidal Ramos
24 e 26/10 - Mutirão de cirurgias de reconstrução mamária. Local: Casa de saúde São Sebastião
31/10, das 13h às 19h - Outubro Rosa em Cena - Atividades artísticas no Jardim do Palácio Cruz e Souza

Perguntas e respostas sobre o câncer de mama:

O que é câncer de mama?

É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.

Como é possível descobrir a doença cedo?

Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Todas devem ter cuidados com sua saúde, mas, para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.

Quem deve fazer exames periodicamente?

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

E as mulheres com história familiar de câncer de mama?

Uma parte delas tem herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.

O que é o exame clínico das mamas?

É o exame em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações.

O que é mamografia?

É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.

E o que a mulher pode fazer?

Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações. Se observar alguma alteração, a mulher deve procurar imediatamente um médico.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC