27.09.2011

"Operação Simbiose" prende dois em Joinville

O Ministério Público do Estado de Santa Catarina, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Joinville (GAECO), deflagrou, nesta terça-feira (27/9), a "Operação Simbiose".
O Ministério Público do Estado de Santa Catarina, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Joinville (GAECO), deflagrou, nesta terça-feira (27/9), a "Operação Simbiose". Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Joinville (Fundema), em uma empresa da área ambiental, em um escritório de advocacia e em uma residência. Também foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva por crimes contra a administração pública. As prisões e as buscas foram autorizadas judicialmente pela 2ª Vara Criminal de Joinville.
A operação investiga crimes de prevaricação, corrupção passiva, falsidade ideológica, falsificação de documento particular, uso de documento falso, formação de quadrilha, crimes ambientais, dentre outros. As investigações iniciaram no ano de 2010, com a instauração do Procedimento Investigatório Criminal (PIC) da 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, Curadoria da Moralidade Administrativa. O Ministério Público Federal e a Polícia Federal auxiliaram no cumprimento dos mandados.
Segundo a apuração, um dos investigados criava dificuldades diversas para a concessão de licenciamentos ambientais junto à Fundema, para, depois, oportunizar facilidades. De acordo com a investigação, muitos dos "clientes" que não procurassem voluntariamente a contratação destes serviços, enfrentariam dificuldades no andamento dos respectivos licenciamentos.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC