;

30.11.2015

MPSC recomenda que São Francisco do Sul reduza valores fixados para diárias

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), recomendou ao Prefeito de São Francisco do Sul a adequação dos valores de diárias pagas a servidores e agentes políticos do Município em viagem oficial.

A recomendação foi expedida pela 2ª Promotoria de Justiça em decorrência de investigação realizada nos autos do Inquérito Civil n° 06.2015.00001607-2, que tem por objeto averiguar a percepção de valores a título de diárias e a necessária comprovação conforme exigência do TCE/SC.

No decorrer da investigação, a Promotora de Justiça Andréia Soares Pinto Favero verificou discrepâncias que fogem da razoabilidade na fixação de diárias pelo Município de São Francisco do Sul em comparação a outros órgãos públicos. Em viagem à Florianópolis, por exemplo, Prefeito e Vice tem direito a diárias no valor de R$ 1200,00.

A Promotora de Justiça ressalta que as diárias têm por objetivo unicamente o ressarcimento das despesas pessoais relativas à hospedagem e à alimentação de servidores e agentes políticos quando em viagens motivadas pelo interesse público, sendo inadmissível que seu pagamento seja subvertido em uma forma de remuneração.

A Promotoria de Justiça fixou o prazo de 15 dias para o Executivo Municipal informar o atendimento da recomendação expedida, sob pena de responsabilização por ato de improbidade administrativa, além das demais medidas judiciais cabíveis.



programa alcance fala de Moralidade Administrativa

Todo aquele que exerce uma função pública tem o compromisso de zelar pelos recursos públicos, independente do cargo que ocupa. Ele deve agir de acordo com os interesses da sociedade e não conforme a própria vontade. Este é o princípio da Moralidade Administrativa, uma área de atuação do Ministério Público, que você vai conhecer no programa Alcance.



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC